Pernambuco - O Sport entrou na 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A na pior situação entre os cinco clubes que lutavam contra o rebaixamento. O descenso foi confirmado neste domingo mesmo com a vitória, por 2 a 1, sobre o Santos em plena Ilha do Retiro, em Recife. Se a queda dos pernambucanos não surpreende pelo desempenho na maior parte do Brasileirão, causa certa perplexidade para quem lembra dos primeiros jogos.
Na 10ª rodada, o Sport fincou o pé na vice-liderança da Série A com 18 pontos, um a mais do que o Palmeiras, hoje campeão, e cinco a menos do que o então líder Flamengo. Aquela posição, no entanto, era miragem. Tanto é verdade que o Rubro-negro despencou na classificação desde então. Basta ver o gráfico das rodadas seguintes.O Sport, para se ter uma ideia, passou praticamente um turno todo entre os quatro piores colocados. Foram 18 rodadas na zona do descenso. Entre a 32ª e a 35ª rodada, o Leão até esteve fora da degola, mas voltou com tudo na 36ª rodada e teve o rebaixamento confirmado. Pior! O clube pernambucano se transformou em recordista de descensos nos pontos corridos com 20 participantes, segundo levantamento do Sr. Goool.
Atlético de Alagoinhas, fora do Estadual desde 2013, estreará fora de casa
Leia a notícia completaEm relação aos estados são 11 com descensos no currículo. São Paulo lidera com 11 rebaixamentos. Santa Catarina (8) e Pernambuco (7) aparecem logo atrás, enquanto o Paraná pulou para cinco. Rio de Janeiro, Goiás, Bahia e Minas Gerais. Já Ceará e Rio Grande do Sul acumulam dois descensos. Por fim, o Rio Grande do Norte aparece com uma queda.
O descenso do Sport foi com 11 vitórias (oito em casa e três fora), nove empates (seis como mandante e três como visitante) e 18 derrotas (cinco ao lado da torcida e 13 fora), além de 35 gols a favor e 57 tentos tomados. Aproveitamento de 36,8%. O primeiro rebaixamento do Sport nos pontos corridos foi na última colocação em 2009. Já o descenso de 2012 aconteceu no 17º lugar.
2006
Ponte Preta-SP, Fortaleza-CE, São Caetano-SP e Santa Cruz-PE
2007
Corinthians-SP, Juventude-RS, Paraná-PR e América de Natal-RN
2008
Figueirense-SC, Vasco-RJ, Portuguesa-SP e Ipatinga-MG
2009
Coritiba-PR, Santo André-SP, Náutico-PE e Sport-PE
2010
Vitória-BA, Guarani-SP, Goiás-GO e Grêmio Prudente-SP
2011
Atlético Paranaense-PR, Ceará-CE, América Mineiro-MG e Avaí-SC
2012
Sport-PE, Palmeiras-SP, Atlético Goianiense-GO e Figueirense-SC
2013
Portuguesa-SP, Vasco-RJ, Ponte Preta-SP e Náutico-PE
2014
Vitória-BA, Bahia-BA, Botafogo-RJ e Criciúma-SC
2015
Avaí-SC, Vasco-RJ, Goiás-GO e Joinville-SC
2016
Internacional-RS, Figueirense-SC, Santa Cruz-PE e América Mineiro-MG
2017
Atlético Goianiense-GO, Ponte Preta-SP, Avaí-SC e Coritiba-PR
2018
Paraná-PR, Vitória-BA, Sport-PE e América Mineiro-MG