São Paulo - A Suíça fez valer o desempenho impecável em casa para garantir sua quarta classificação seguida à Copa do Mundo. Invicta como mandante na Eliminatória da Europa, a Seleção Suíça, após vencer fora de casa, por 1 a 0, segurou o empate sem gols ante a Irlanda do Norte, neste domingo, na Basileia, e se tornou o 27º país confirmado no Mundial da Rússia. Com a vaga, os suíços ainda repetiram sua maior série no torneio da FIFA.
A atual sequência começou na edição 2006 na Alemanha. Naquela oportunidade, a Suíça chegou até as oitavas de final, assim como na Copa no Brasil em 2014. Já em 2010, na África do Sul, os europeus não passaram da Primeira Fase. A Suíça estreou em Mundiais em 1934 e, logo de cara, emendou outras três participações. Destaque para as Copas de 1934, 1938 e 1954 (como país-sede), quando os suíços chegaram às quartas de final, melhor desempenho até hoje.No total, a Suíça passa a ter 11 presenças em Copas do Mundo ficando atrás só de Brasil (21), Alemanha (19), Itália (18) - que também está na repescagem e ainda pode aumentar esse número -, Argentina (17), México (16), Espanha (15), França (15), Inglaterra (15), Uruguai (13), Bélgica (13) e Sérvia (12). A classificação atual da Suíça poderia ter acontecido antes.
Apenas no primeiro ano de pontos corridos nenhum clube da região desceu para a Série C
Leia a notícia completaEm Copas do Mundo, a Seleção Suíça apresenta 11 vitórias, seis empates e 16 derrotas. São 45 tentos pró e 59 contra. A Suíça se junta Rússia - país-sede -, Brasil, Irã, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Nigéria, Costa Rica, Polônia, Egito, Islândia, Sérvia, Portugal, França, Uruguai, Argentina, Colômbia, Panamá, Senegal, Marrocos e Tunísia.