São Paulo - A Tunísia fez valer a vantagem que tinha antes do início da última rodada pela Eliminatória da África e confirmou sua vaga para a Copa do Mundo 2018. O passaporte foi carimbado, neste sábado, durante o empate sem gols contra a Líbia no Estádio Olympique de Radès pela 6ª e última rodada da Terceira Fase. Com a classificação, os tunisianos encerraram jejum de 12 anos.
A Seleção da Tunísia ficou fora das edições da África do Sul, em 2010, e do Brasil, em 2014. A última participação havia sido na Alemanha em 2006. Agora, os tunisianos terão outra meta na Copa da Rússia. A Tunísia, em quatro participações no torneio da FIFA, venceu apenas uma vez, justamente seu primeiro jogo. Em 1978, a seleção africana fez 3 a 1 no México.Marroquinos disputarão pela quinta vez o Mundial e só ficam atrás de Camarões e Nigéria na África
Leia a notícia completaA vaga foi obtida de forma invicta com seis vitórias (três em casa e três fora) e dois empates (um como mandante e outro como visitante), além de 15 gols a favor e seis tomados. Ao chegar a cinco participações em Mundiais, a Tunísia iguala Marrocos, supera, entre os africanos, a Argélia (4) e fica atrás só de Nigéria (6) e Camarões (7).
A Seleção da Tunísia se junta Rússia - país-sede -, Brasil, Irã, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Nigéria, Costa Rica, Polônia, Egito, Islândia, Sérvia, Portugal, França, Uruguai, Argentina, Colômbia, Panamá, Senegal e Marrocos.