São Paulo - Real Madrid e Sevilla, atuais campeões da UEFA Champions League e UEFA Europa League, respectivamente, decidirão o título da Supercopa da UEFA nesta terça-feira, às 15h45 (horário de Brasília), no Estádio Lerkendal, em Trondheim, na Noruega. O torneio seguirá nas mãos da Espanha - pela terceira vez seguida -, mas os finalistas querem o título por motivos diferentes.
O time de Cristiano Ronaldo e cia., por exemplo, não só quer encostar nos recordistas, como ainda pretende manter a superioridade dos campeões da UCL nas últimas temporadas. Hoje, o Real Madrid acumula dois títulos e dois vices. Barcelona e Milan são os clubes que mais venceram o torneio como cinco voltas olímpicas cada.
O Sevilla, por sua vez, tenta acabar com a sina de vices. Atual tricampeão da UEFA Europa League, o Sevilla perdeu as duas últimas finais da Supercopa da UEFA. O clube espanhol tem apenas um título do torneio, ganho em 2006 contra o Barcelona. Em compensação, já são três vices (2007, 2014 e 2015).
Compartilhar!
A Supercopa da UEFA, então chamada de Supertaça Europeia, foi criada em 1972. Antes de assumir a atual definição, o torneio ainda passou a ser chamado de Supertaça da UEFA, em 1995. Entre 1972 e 1997, o campeão do terceiro torneio mais importante da Europa era definido em duas partidas. Mas a partir de 1998, o campeão foi proclamado após um só jogo.
O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes desta decisão. A tabela e o simulador já estão disponíveis para os torcedores internautas. Para aqueles que têm site ou blog, saiba que vocês podem ter todas as ferramentas do Sr. Goool. Acesse a página do seu campeonato favorito e clique no ícone verde "compartilhar". Solicite o plugin do Sr. Goool e tenha todas as ferramentas em seu site ou blog. Saiba mais aqui!
Campeões!
Clube paulista, nas últimas quatro temporadas, já sofreu 80 derrotas nos principais campeonatos do país
Leia a notícia completaJá a lista dos clubes com um título tem Porto, Bayern de Munique, Manchester United, Chelsea, Dynamo Kyiv, Nottingham Forest, Sevilla, Aston Villa, Aberdeen, Steaua Bucharest, Mechelen, Parma, Lazio, Galatasaray e Zenit.
Em relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista, agora, com 12 conquistas. Os italianos somam nove títulos, dois a mais do que os ingleses. Holanda e Bélgica foram três vezes campeões cada. Enquanto isso, Alemanha, Portugal, União Soviética, Rússia, Romênia, Escócia e Turquia aparecem com um título cada.
Regulamento:
Os campeões da UEFA Champions League e da UEFA Europa League se enfrentarão em partida única pelo título da Supercopa da UEFA. O torneio abre a nova temporada na Europa. Em caso de empate, a decisão será na prorrogação e, se necessário, pênaltis.