São Paulo - A conquista da Copa do Mundo de 2002 completa, nesta segunda-feira, exatos 12 anos. Foi em 30 de junho que a Seleção Brasileira garantiu seu quinto título mundial ao superar a Alemanha, por 2 a 0, no Japão. Entre os 23 selecionados pelo técnico Luiz Felipe Scolari, seis ainda seguem em atividade, além é claro do próprio treinador.
Desde a dobradinha de 1998/1999, o Botafogo não vencia duas edições seguidas do Estadual da Paraíba
Leia a notícia completaEntre os reservas da conquista de 2002, Dida - hoje com 40 anos - é o responsável pelo gol do Internacional. Já Rogério Ceni segue firme e forte a frente do São Paulo, mesmo com 41 anos. O camisa 1 do Tricolor, aliás, está prestes a reencontrar Kaká. O meia, de 32 anos, deve se transferir ao São Paulo após a Copa do Mundo. Kaká pertence ao Milan, da Itália.
Todos os jogadores citados foram comandados por Felipão. Aos 65 anos, o treinador tem a missão de obter mais um título de Copa do Mundo. A Seleção Brasileira, nos pênaltis, eliminou o Chile e garantiu vaga para as quartas-de-final. Agora, o Brasil enfrentará a Colômbia sonhando com o sexto título mundial.
Mesmo com o reforço de Felipão, a lista de jogadores aposentados desde que comemoraram o título de 2002 é grande. Marcos, Cafu, Roque Júnior, Edmilson, Roberto Carlos, Gilberto Silva, Ronaldo e Rivaldo foram titulares em 30 de junho de 2002, mas já penduraram as chuteiras.
Ricardinho, Belletti, Anderson Polga, Júnior, Denílson, Vampeta, Juninho Paulista, Edílson e Luizão foram reservas na Copa do Mundo e hoje já não atuam mais dentro das quatro linhas. Todos se aposentaram, mas ainda curtem o prestígio do título conquistado do outro lado do mundo.