Goiânia - A torcida do Vila Nova estava entusiasmada para a temporada 2014. Afinal, o clube goiano havia conquistado o acesso no ano passado e voltará a disputar a Série B do Campeonato Brasileiro. Mas a alegria se transformou em tristeza neste domingo. Sem vencer o Estadual desde 2005, o Tigrão foi rebaixado à 2ª divisão do Goiano. Ao todo, 28 clubes já foram degolados nos Estaduais, seis só neste domingo.
A queda do Vila Nova foi consumada com a derrota para o Aparecidense, por 2 a 0. O Vila amarga a lanterna na classificação geral com apenas dez pontos e já não tem mais chances de alcançar o CRAC, primeiro clube fora da degola. Em 13 partidas - falta apenas uma rodada para o término da Primeira Fase -, o Vila Nova conquistou só duas vitórias, quatro empates e sofreu sete derrotas.
No Rio Grande do Sul, o São Luiz, que havia escapado da queda na semana passada, não teve o mesmo êxito neste final de semana. O clube gaúcho se junta a Passo Fundo e Pelotas na 2ª divisão do Estadual. O São Luiz terminou com a segunda pior campanha no geral. Foram dois triunfos, cinco empates e oito derrotas.Dose dupla!
O facão do rebaixamento também passou por Minas Gerais. A última rodada da Primeira Fase determinou as quedas de Nacional e Minas. O primeiro se mudou para Muriaé, mas não obteve sucesso. Foram três vitórias, um empate e sete tropeços. Já o Minas, novato na elite, está de volta ao Módulo II do Mineiro após duas vitórias, dois empates e sete derrotas.
Torneio nacional teve apenas sete jogos com público acima de mil torcedores
Leia a notícia completaMais quedas!
Daqueles Estaduais que já colocaram a bola para rolar, Piauiense e Rondoniense não terão rebaixamento. Acre, Amapá e Roraima ainda não iniciaram suas competições em 2014.
Já Aracruz e Olímpico desistiram de disputar, respectivamente, o Capixaba e o Sergipano e foram degolados. O mesmo aconteceu com Sorriso e Vila Aurora que alegaram dificuldade financeira e desistiram do Campeonato Mato-grossense.
Confira os clubes rebaixados nos Estaduais 2014:
Baiano (Juazeiro e Botafogo)
Brasiliense (Legião)
Capixaba (Aracruz)
Cearense (Ferroviário, Tiradentes e Crato)
Gaúcho (Passo Fundo, São Luiz e Pelotas)
Goiano (Vila Nova)
Mato-grossense (Mato Grosso, Sorriso e Vila Aurora)
Mineiro (Nacional e Minas)
Paraense (Time Negra e Tuna Luso)
Paraibano (Queimadense e Sport Campina)
Paulista (Paulista)
Pernambucano (Vitória)
Potiguar (ASSU)
Sergipano (Olímpico)
Sul-mato-grossense (Maracaju, Aquidauanense, Itaporã e URSO)