São Paulo - A edição 2016/2017 da UEFA Europa League entrou no Playoff final. São 44 clubes e 22 jogos. Entre todos estes representantes europeus há três campeões da própria UEL. Anderlecht, Shakhtar Donetsk e IFK Göteborg querem dar mais uma volta olímpica no segundo torneio mais importante da Europa. Os jogos de ida, com cobertura total do Sr. Goool, serão disputados em 18 de agosto. (Para acessar a página da UEL, clique na imagem abaixo ou mude o select de ano para 2017 no menu "campeonatos"!)
Campeão em 1982/1883, o belga Anderlecht medirá forças contra o Slavia Praha, da República Tcheca. Também uma vez vencedor da UEL, o Shakhtar Donetsk tentará passar pelo turco İstanbul Başakşehir. Os ucranianos venceram o torneio recentemente em 2008/2009. Já o sueco IFK Göteborg tem duas voltas olímpicas.O IFK Göteborg foi campeão da UEFA Europa League em 1981/1982 e 1986/1987. O desafio no Playoff final será ante o Qarabağ, do Azerbeijão. O Playoff final também conta com clubes dos principais campeonatos europeus como o inglês West Ham. O francês St-Étienne será outro que estará nesta fase, assim como o português Arouca e o italiano Sassuolo.
A lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma e Chelsea.
Ajax, Celtic, Porto e Steaua Bucureşti são os clubes do Playoff final que já foram campeões da UEFA Champions League
Leia a notícia completaRegulamento:
Na fase de playoffs, a UEFA Europa League começa com 31 duelos no sistema de mata-mata para a definição 31 clubes classificados à fase de grupos. Estes clubes se juntarão aos outros 13 classificados. Todos os 48 clubes serão divididos em 12 grupos com quatro representantes cada.
Nesta fase, após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores de cada grupo se classificarão à Segunda Fase, assim como os terceiros colocados dos grupos da UEFA Champions League.
MATA-MATA:
Nas fases seguintes até a semifinal, as equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta com vantagem para o clube que tiver marcado mais gols na casa do adversário.
Em caso de igualdade, a disputa terá prorrogação e, se necessário, pênaltis. A final, por sua vez, será disputada em jogo único e em campo neutro. Em caso de empate haverá prorrogação e, se necessário, pênaltis.