Os dez clubes, divididos em dois grupos com cinco times cada, enfrentarão os rivais do outro grupo em jogos de ida e volta. Os três melhores de cada grupo se classificarão ao Hexagonal. Os dois piores colocados de cada grupo, por outro lado, lutarão contra o descenso no Quadrangular da Permanência.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE DA PRIMEIRA FASE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Sorteio.
No Quadrangular da Permanência, os quatro clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados à 2ª divisão.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE DO QUADRANGULAR DA PERMANÊNCIA:
1 - Maior número de vitórias no Quadrangular da Permanência;
2 - Maior saldo de gols Quadrangular da Permanência;
3 - Maior número de gols pró Quadrangular da Permanência;
4 - Confronto direto no Quadrangular da Permanência apenas se a igualdade for entre dois clubes;
4 - Sorteio.
No Hexagonal, os jogos serão apenas de ida e os quatro melhores colocados avançarão às semifinais (1º colocado x 4º colocado e 2º colocado x 3º colocado). No mata-mata serão jogos de ida e volta. Os derrotados nas semifinais disputarão o 3º lugar. Em caso de empate na pontuação na semifinal, os critérios serão saldo de gols e melhor campanha no Hexagonal. Na decisão e na disputa do 3º lugar, em caso de empate na pontuação e nos gols, haverá prorrogação e, se persistir a igualdade, pênaltis.
Campeão, vice e 3º colocado se classificarão para a Copa do Brasil 2017. O campeão e o vice ainda terão vagas na Copa do Nordeste 2017. O campeão alagoano, desconsiderando CRB e ASA, também terá vaga na Série D do Brasileirão em 2016 e 2017.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE DO HEXAGONAL:
1 - Maior número de vitórias no Hexagonal;
2 - Maior saldo de gols no Hexagonal;
3 - Maior número de gols pró no Hexagonal;
4 - Melhor campanha na Primeira Fase;
5 - Sorteio.
Baixe o regulamento