A Série D 2017 contará com 68 clubes distribuídos em 17 grupos com quatro times cada. Os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos. Os líderes dos 17 grupos, além dos 15 melhores 2ºs colocados avançarão de fase.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE PARA A PRIMEIRA FASE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Confronto direto (na somatória de 180 minutos);
5 - Menor número de cartões vermelhos recebidos;
6 - Menor número de cartões amarelos recebidos;
7 - Sorteio.
Os confrontos da Segunda Fase terão os 32 clubes classificados separados em dois blocos. O melhor colocado do Bloco I pegará o pior colocado do Bloco II e assim sucessivamente. Serão jogos de ida e volta.
Bloco I: os 16 clubes de melhor campanha, dentre os 17 primeiros colocados de cada grupo, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 01 a 16;
Bloco II: o clube de pior campanha entre os 17 primeiros classificados, mais os 15 melhores segundos colocados dos 17 grupos, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 17 a 32.
Nas fases seguintes, sempre em mata-mata com jogos de ida e volta, o clube com melhor campanha na somatória das fases anteriores terá vantagem de decidir em casa. Em caso de empate de pontos nos confrontos entre a Segunda Fase e a final, os critérios de desempate serão: maior saldo de gols, maior número de gols fora de casa e pênaltis. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C.
Baixe o regulamento