O Campeonato Carioca 2020 começará com a fase Preliminar ainda em 2019. Seis clubes se enfrentarão em turno único e os dois melhores colocados avançarão à fase principal. Enquanto isso, os outros quatro clubes lutarão contra o rebaixamento.
Na luta contra o rebaixamento, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. O melhor colocado estará livre do descenso. Os três últimos voltarão a se enfrentar em turno e returno e o pior colocado será rebaixado.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE DA PRELIMINAR:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Confronto direto;
5 - Menor número de cartões amarelos e vermelhos;
6 - Sorteio.
Na fase principal, os 12 clubes serão divididos em dois grupos com seis times cada. Esta fase terá a Taça Guanabara (1º turno) e a Taça Rio (2º turno). A Taça Guanabara terá jogos em turno único entre os clubes do Grupo A ante os rivais do Grupo B. Os dois melhores colocados de cada grupo disputarão as semifinais em confrontos entre o 1º do Grupo A e o 2º do Grupo B, além do 1º do B contra o 2º do A. Os líderes dos Grupos A e B terão a vantagem de jogar em casa e do empate na partida única. Na final, também em jogo único, haverá sorteio do mando de campo e, em caso de empate, haverá pênaltis.
Na Taça Rio, os confrontos serão dentro dos próprios grupos. O restante do regulamento será o mesmo da Taça Guanabara.
Os campeões da Taça Guanabara e da Taça Rio se enfrentarão em jogos de ida e volta pelo título do Cariocão. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
"A associação campeã de turno melhor classificada no somatório de pontos obtidos nos 2 (dois) turnos (TG e TR), aplicados os critérios de desempate do artigo 6º, quando couber, terá direito a escolha do mando de campo da primeira ou da segunda partida da final".
Se um mesmo clube vencer os dois turnos, mas um outro clube tiver somado mais pontos do que o campeão, haverá uma final entre estes dois participantes. Neste caso, se houve empate após os dois jogos, o campeão dos dois turnos irá faturar o título do Cariocão.
Agora, se um mesmo clube vencer os dois turnos e nenhum outro integrante superar o campeão em pontos, o vencedor dos turnos levará o troféu.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias dentro do grupo;
2 - Maior saldo de gols, dentro do grupo;
3 - Maior número de gols pró, dentro do grupo;
4 - Confronto direto dentro do grupo;
5 - Menor número de cartões amarelos e vermelhos em todo o campeonato;
6 - Sorteio.
Baixe o regulamento