Rio Grande do Norte - O Campeonato Potiguar, um dia após o Cearense, colocará a bola para rolar. O duelo entre Força e Luz e ASSU no domingo, às 15 horas, no Nazarenão, em Goianinha, abrirá a edição 2022 do Estadual do Rio Grande do Norte. E o duelo envolverá jejum de quatro anos, segundo levantamento do Sr. Goool.
O visitante ASSU não vence o Força e Luz desde o Potiguar de 2018. Em 25 de janeiro, o Camaleão superou o rival por 2 a 0 no Edgarzão pela 3ª rodada. Desde então, porém, só tropeços para a Associação Sportiva Sociedade Unida. Na mesma edição do torneio, aliás, o Centro Esportivo Força e Luz iniciou a série positiva com a vitória por 1 a 0, na Arena das Dunas.Em 2019, ASSU e Força e Luz também se enfrentaram na rodada inaugural do Estadual e houve empate por 1 a 1. No returno, nova igualdade, agora, sem gols. Em 2020, duas vitórias para o Time Elétrico, sendo de 1 a 0 fora de casa e de 3 a 0 como mandante. No ano passado, o Força e Luz garantiu o placar mais elástico do período ao fazer 4 a 0 em Assu. No returno, 0 a 0.
Nos últimos quatro anos, Força e Luz e ASSU se enfrentaram em sete oportunidades pelos dois turnos do Campeonato Potiguar. Foram quatro vitórias para o clube de Natal e três empates. Agora, o ASSU terá a chance de mostrar que, de fato, ano novo, vida nova. Ou seguirá sendo o freguês do Força e Luz.
Os dois campeões dos turnos disputarão a final do Estadual 2022. O finalista que tiver a melhor campanha em todo o Estadual terá o direito de decidir em casa. Na final, em caso de empate no número de pontos e gols, a decisão será nos pênaltis. Caso um mesmo clube vença os dois turnos será declarado campeão potiguar.
O campeão estadual ainda ficará com a vaga na Copa do Nordeste 2023. Já o lanterna geral, na somatória dos dois turnos, será rebaixado.