São Paulo - Encerrada a Primeira Fase da Copa do Brasil, dez estados ficaram pelo caminho. A Segunda Fase contará, de acordo com levantamento do Sr. Goool, com representantes de 16 estados e o Distrito Federal. Os paulistas serão maioria.
Mesmo Marília e São Bernardo ficando pelo caminho, São Paulo terá cinco clubes na próxima etapa, que também será disputada em partida única, mas em caso de empate, pênaltis. Ponte Preta, Bragantino, Santos, Botafogo e Ituano são os paulistas vivos na Segunda Fase.Rio Grande do Sul (Grêmio, Brasil, São Luiz e Ypiranga), Santa Catarina (Brusque, Marcílio Dias, Criciúma e Camboriú) e Rio de Janeiro (Volta Redonda, Vasco, Botafogo e Nova Iguaçu) também chegarão fortes na próxima etapa do torneio nacional. Apenas a região Sul terá clubes de todos os seus estados.
Já o Norte ficou restrito a Pará (Remo e Águia) e Roraima (São Raimundo). A região perdeu representantes do Acre, Amapá, Tocantins, Amazonas e Rondônia. Sergipe, Maranhão, Paraíba, Piauí e Espírito Santo são os outros estados sem clubes na Segunda Fase da Copa do Brasil.
Em relação aos clubes, o Cruzeiro lidera de forma isolada com seis títulos, um a mais do que o Grêmio. Palmeiras e Flamengo somam quatro. Já o Corinthians estacionou nos três títulos. O Atlético Mineiro chegou a dois troféus. Já Athletico Paranaense, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.
Confira os estados e seus representantes na Segunda Fase da Copa do Brasil:
São Paulo (Ponte Preta, Bragantino, Santos, Botafogo e Ituano)
Rio Grande do Sul (Grêmio, Brasil, São Luiz e Ypiranga)
Santa Catarina (Brusque, Marcílio Dias, Criciúma e Camboriú)
Rio de Janeiro (Volta Redonda, Vasco, Botafogo e Nova Iguaçu)
Ceará (Ferroviário, Iguatu e Ceará)
Pernambuco (Santa Cruz, Náutico e Retrô)
Goiás (Atlético Goianiense, Vila Nova e Goiás)
Pará (Remo e Águia)
Alagoas (CSA e CRB)
Minas Gerais (América Mineiro e Tombense)
Paraná (Maringá e Coritiba)
Rio Grande do Norte (ABC)
Roraima (São Raimundo)
Mato Grosso (Nova Mutum)
Bahia (Bahia)
Mato Grosso do Sul (Operário)
Distrito Federal (Brasiliense)