Alagoas - Ao longo dos Campeonatos Estaduais de Alagoas, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Norte, os clubes se desafiaram sob a arbitragem local, como é em todo país. Mas no momento mais importante da competição, as Federações destes quatro estados cederam a pressão dos finalistas e preteriram os profissionais locais. Tais entidades buscaram árbitros e assistentes da FIFA em outros estados. A contratação de árbitros e assistentes gera custos, ora pago pelas Federações, ora pelos clubes. Gastos extras em um momento de crise.
Confusão!
Buscar arbitragem de outro estado, porém, pode dar problema. No Estadual Baiano já foram definidas as arbitragens das partidas de ida e volta entre Bahia e Vitória. Ambos os jogos terão profissionais de outros estados. No duelo decisivo em 8 de maio, a Federação Baiana de Futebol (FBF) escalou o carioca Luiz Cláudio Regazone. Detalhe: este mesmo auxiliar estava escalado para a partida entre Vasco e Botafogo também no domingo, 8 de maio, às 16 horas.
"A COAF-RJ não foi consultada e a escala do segundo jogo da final está mantida", informou, em um primeiro momento, ao Sr. Goool a assessoria da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).
No mesmo dia, contudo, a assessoria da FBF ligou para o Sr. Goool e garantiu que havia feito a solicitação do assistente e que Luiz Cláudio Regazone estava confirmado na decisão baiana. Na última sexta-feira, o Sr. Goool voltou a receber uma informação atualizada da FERJ.
"Tendo como objetivo atender a um pedido da Federação Baiana de Futebol, que solicitou a liberação do árbitro assistente da FERJ, Sr. LUIZ CLAUDIO REGAZONE para atuar na partida final do Campeonato Baiano, no dia 08/05/2016, entre as equipes do Bahia e Vitória, a Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, informa que promoveu a inversão dos árbitros assistentes nas escalas das partidas finais do Campeonato Carioca dos dias 1º e 8 de maio de 2016, entre as equipes do Vasco da Gama e Botafogo".
Enquanto o gaúcho Anderson Daronco e os assistentes paulista Emerson Augusto de Carvalho e o mineiro Guilherme Dias Camilo - todos FIFA - trabalharão neste domingo na final do Baianão, o árbitro gaúcho Leandro Pedro Vuaden e o goiano Bruno Pires - ambos da FIFA -, além do carioca Luiz Cláudio Regazone, serão responsáveis pela partida de volta.
No Sr. Goool, o torcedor internauta tem um sistema exclusivo de busca da arbitragem. Basta digitar o nome do profissional para ter a relação completa de jogos. Há também a possibilidade de achar os árbitros e assistentes através da busca por campeonatos. Tudo simples e fácil!