Pará - A 7ª e última rodada da Taça Estado do Pará no Campeonato Paraense, ao contrário da maioria das competições, não terá todos os jogos no mesmo dia e horário. A Federação Paraense de Futebol (FPF) decidiu desmembrar a rodada e realizar dois jogos na quarta e outros dois na quinta-feira.
Tão logo foi anunciada a decisão da entidade do Pará, choveram reclamações dos torcedores nas redes sociais. A diretoria do Santa Cruz cogitou entrar na justiça. Mas a definição dos quatro classificados para as semifinais só será conhecida na quinta-feira."Sempre foi de interesse da FPF que a última rodada fosse no mesmo dia e horário, porém, surgiram vários fatores contrários a essa decisão, tomada em conjunto com os clubes que estavam na capital e do interior", explicou a FPF, por meio de sua assessoria ao Sr. Goool.
Vetado!
O problema começou com a troca de local da partida entre Santa Cruz e Paysandu. O clube do interior iria mandar o jogo no Estádio Parque do Bacurau, em Cametá - local que enfrentou o time da casa no último domingo. Mas para surpresa de todos, o Corpo de Bombeiros vetou o estádio.
“Ontem (domingo) jogamos no Estádio Parque do Bacurau contra o Cametá e o estádio tinha condições de receber jogos, como é possível que hoje não tenha mais?”, disse José Maia, diretor do Santa Cruz, à Rádio Clube do Pará.
"O Corpo de Bombeiros só liberou na segunda-feira os laudos que estavam pendentes. Em 1ª avaliação de estádios, antes de começar o campeonato, os dirigentes de clubes se comprometem, junto a Policia Militar e Corpo de Bombeiros a realizar todos os reparos necessários no estádio. Corpo de Bombeiro e PM ofertam um período para isso, caso os reparos não sejam realizados, dá-se o laudo final, o que aconteceu na segunda. Ressaltando que os jogos do Cametá, na Copa do Brasil não será na cidade de Cametá", rebateu a FPF em resposta aos questionamentos do Sr. Goool.
Sem segurança!
Com a indefinição do estádio, a FPF indicou o Mangueirão, em Belém. Na reunião que definiu os dias e horários, apenas representantes de Remo, Paysandu e Tuna Luso estavam na sede da entidade. Só que ao escolher um estádio na capital para o duelo entre Santa Cruz e Paysandu, a FPF inviabilizou o jogo entre Remo e Águia para o mesmo dia e hora.
"Desde a 5ª rodada a Policia Militar avisou que não iria dar condição de segurança para os jogos Santa cruz x Paysandu, no Mangueirão, e Remo x Águia, caso fossem no mesmo dia e horário. Desde então a FPF vem tentando de todas as formas contornar a situação. Vários estádios foram sugeridos e avaliados, como em Castanhal e Tucurui, todos sem condições de jogos", completou a FPF por meio de sua assessoria.
Panorama!
Apesar das reclamações, a última rodada será definida em dois dias. Na quarta-feira, o Santa Cruz enfrentará o Paysandu no Mangueirão, assim como São Francisco e Cametá jogarão no Colosso de Tapajós. No dia seguinte, o Remo atuará contra o Águia no Mangueirão - o Estádio Baenão foi interditado no final da tarde pela Vigilância Sanitária -, enquanto o Paragominas vai pegar a Tuna Luso na Arena Verde.
Só os quatro primeiros colocados se classificarão para as semifinais. O Paragominas lidera com 12 pontos, mesma pontuação do Paysandu. Mas o líder - já classificado - leva vantagem no número de vitórias (4 a 3). Tuna Luso e Santa Cruz, com dez pontos, completam o G4. A Tuna está na frente por causa do saldo de gols (4 a 0). O Remo, com nove pontos, é o outro clube que ainda tem chances de classificação.
Confira os jogos da 7ª rodada da Taça Estado do Pará:
Quarta-feira
20h30
São Francisco x Cametá (Colosso do Tapajós)
Santa Cruz x Paysandu (Mangueirão)
Quinta-feira
20h30
Remo x Águia (Mangueirão)
Paragominas x Tuna Luso (Arena Verde)