Pará - Campeão do 1º Turno do Campeonato Paraense, o Paysandu tentará repetir o feito da temporada de 2005, quando sagrou-se campeão estadual sem a necessidade de disputar jogos extras. Na oportunidade, o Papão venceu os dois turnos e ficou com o título definitivo.
Na atual temporada, o Paysandu se prepara para encarar o rival Remo nas semifinais da Taça Estado do Pará. O Papão garantiu presença no mata-mata com a segunda melhor campanha e, por isso, tem vantagem sobre o Leão. O vencedor vai encarar o classificado entre Tuna Luso e Paragominas.O Paysandu foi campeão do 1º Turno justamente ao bater o Remo. Após eliminar o São Francisco na semifinal, o clube bicolor encontrou, na decisão, o Remo que havia se classificado em cima do Paragominas. Na final, o Paysandu empatou o primeiro duelo (1 a 1) e garantiu o título com o triunfo, por 2 a 1.
A história foi bem parecida em 2005. Naquela oportunidade, o Paysandu obteve o título do turno ao derrotar o Remo na decisão. Com o empate, por 2 a 2, o título só veio nos pênaltis (1 a 2). No 2º Turno, a história se repetiu e a taça foi conquistada nas penalidades máximas. Com o empate sem gols, o Papão precisou passar pelo rival, por 4 a 3, na marca da cal.
O Paysandu é o maior vencedor do Estado do Pará com 44 títulos, dois a mais do que o Remo. A última conquista bicolor foi em 2010. No terceiro lugar do ranking de títulos aparece a Tuna Luso (10). O União Sportiva soma dois, contra um do Cametá - atual campeão - e do Independente - primeiro clube do interior a desbancar os rivais da capital.