Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 14 de março de 2017 às 10:42

Série D 2017 terá seu primeiro campeão e clubes que passaram pela Série A nos pontos corridos

São Raimundo já conhece a divisão, enquanto América de Natal e Portuguesa vão debutar

da Redação -

São Paulo - A Série D do Campeonato Brasileiro 2017 terá nove novatos e 52 clubes que estiveram na edição passada, além de sete sonhadores que voltarão a disputar a última divisão nacional. Entre os 68 clubes de todos os 26 estados e do Distrito Federal há três que se destacam. O São Raimundo por ter sido o primeiro campeão da Série D em 2009 e América de Natal e Portuguesa por terem passado pela Série A durante os pontos corridos.

O Mecão esteve na elite nacional em 2007, mas não deixou saudade ao ser rebaixado na lanterna e com apenas 17 pontos em 38 rodadas. A partir deste momento, o clube de Natal alternou-se entre as Séries B e C. O golpe final veio na temporada passada, quando o América não conseguiu se segurar na Série C e caiu para a Série D.

O roteiro da Portuguesa, por sua vez, foi um pouco diferente, mas teve o mesmo final infeliz. A Lusa participou três vezes dos pontos corridos do Brasileirão. Em 2008 e 2013, o clube paulista amargou o descenso à Série B. O golpe de quatro anos atrás, aliás, iniciou a queda vertiginosa da Portuguesa que disputou pela primeira vez em sua história a Série C em 2015 e conhecerá a Série D nesta temporada.

 Portuguesa, após queda vertiginosa nas divisões do Brasileirão, irá debutar na Série D!Portuguesa / Site OficialPortuguesa, após queda vertiginosa nas divisões do Brasileirão, irá debutar na Série D!
Campeão de volta!
Enquanto isso, o São Raimundo tentará repetir o feito da primeira edição da Série D. Em 2009, o clube paraense conquistou o acesso ao eliminar o Cristal e garantiu o título em cima do Macaé. A presença na Série C, contudo, durou pouco e um ano depois, o São Raimundo já estava de volta à Série D. Desde então, a Pantera tenta o segundo acesso.

Todos os outros campeões, por sua vez, não estarão na última divisão nacional. O Guarany, vencedor de 2010, é o único sem divisão nesta temporada. Tupi (2011), Sampaio Corrêa (2012), Botafogo-PB (2013), Tombense (2014), Botafogo-SP (2015) e Volta Redonda (2016), por outro lado, disputarão a Série C do Brasileirão.

O Sr. Goool é o único site que acompanha as Séries A, B, C e D do Brasileirão com tabela, classificação interativa, ranking de público e renda, simulador de jogos e estatísticas. Valorize o trabalho do Sr. Goool. Divulgue! Compartilhe nossas ferramentas. E se você tiver site ou blog, tenha todas as ferramentas através do Plugin Sr. Goool! Saiba mais aqui!

Regulamento:
A Série D 2017 contará com 68 clubes distribuídos em 17 grupos com quatro times cada. Os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos. Os líderes dos 17 grupos, além dos 15 melhores 2ºs colocados avançarão de fase.

Os confrontos da Segunda Fase terão os 32 clubes classificados separados em dois blocos. O melhor colocado do Bloco I pegará o pior colocado do Bloco II e assim sucessivamente. Serão jogos de ida e volta.

Bloco I: os 16 clubes de melhor campanha, dentre os 17 primeiros colocados de cada grupo, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 01 a 16;

Bloco II: o clube de pior campanha entre os 17 primeiros classificados, mais os 15 melhores segundos colocados dos 17 grupos, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 17 a 32.

Nas fases seguintes, sempre em mata-mata com jogos de ida e volta, o clube com melhor campanha na somatória das fases anteriores terá vantagem de decidir em casa. Em caso de empate de pontos nos confrontos entre a Segunda Fase e a final, os critérios de desempate serão: maior saldo de gols, maior número de gols fora de casa e pênaltis. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C.