Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 18 de março de 2017 às 10:10

Série D contará na edição 2017 com campeões das Séries B e C do Brasileirão

São dois vencedores do segundo escalão nacional e três ganhadores da Série C

da Redação -

São Paulo - A Série D do Campeonato Brasileiro é a última divisão do futebol nacional. Por pior que pareça, os clubes ainda têm a oportunidade de atuar em uma divisão nacional e também de buscar o acesso. Cinco dos 68 participantes da edição 2017, aliás, têm no currículo títulos das Séries B e C do Brasileirão, segundo levantamento do Sr. Goool.

O Villa Nova, por exemplo, foi o primeiro campeão da história da Série B. O clube mineiro faturou o título em cima do Remo em 1971. A campanha do Villa Nova teve quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Já a Portuguesa, em 2011, precisou suar um pouco mais para abocanhar a volta olímpica no segundo escalão nacional.

A Lusa, ou BarceLusa como foi apelidada naquela temporada, alcançou 23 triunfos, 12 empates e três derrotas. A Portuguesa irá debutar na Série D. E quis o destino que mineiros e paulistas estivessem no mesmo Grupo A13 da Série D. Se o Villa Nova estreará ante o Bangu, a Lusa desafiará a Desportiva Ferroviária. O encontro dos campeões da Série B acontecerá na 3ª rodada em Nova Lima.

Título na mão!
Entre os campeões da Série C há dois paulistas. O Ituano, que só está na Série D por causa da desistência do Guaratinguetá, faturou o terceiro degrau do Brasileirão em 2003. O Galo de Itu venceu um Quadrangular com Santo André, Botafogo-PB e Campinense. O Ituano aparece no Grupo A17 com PSTC Procopense, São José e Metropolitano, adversário da estreia.

No Grupo A15, o XV de Piracicaba irá estrear ante o Operário e também terá que desafiar Brusque e São Paulo-RS. A conquista do Nhô Quim na Série C foi em 1995 contra o Volta Redonda. O clube do interior paulista obteve nove vitórias, três empates e quatro derrotas. Além da dupla paulista, há um paranaense campeão.

O JMalucelli já teve inúmeros nomes. Na época em que atendia por Malutrom, em 2000, o clube paranaense faturou um dos módulos da Copa João Havelange. Para tentar voltar à Série C - como há 17 anos -, o JMalucelli terá que encarar no Grupo A16 da Primeira Fase o São Bernardo, adversário de estreia, além de Novo Hamburgo e Inter de Lages.

 Ituano pegou a última vaga da Série D e, agora, quer repetir o mesmo final feliz da Série C de 2003!Miguel Schincariol / ItuanoItuano pegou a última vaga da Série D e, agora, quer repetir o mesmo final feliz da Série C de 2003!
O Sr. Goool é o único site que acompanha as Séries A, B, C e D do Brasileirão com tabela, classificação interativa, ranking de público e renda, simulador de jogos e estatísticas. Valorize o trabalho do Sr. Goool. Divulgue! Compartilhe nossas ferramentas. E se você tiver site ou blog, tenha todas as ferramentas através do Plugin Sr. Goool! Saiba mais aqui!

Regulamento:
A Série D 2017 contará com 68 clubes distribuídos em 17 grupos com quatro times cada. Os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos. Os líderes dos 17 grupos, além dos 15 melhores 2ºs colocados avançarão de fase.

Os confrontos da Segunda Fase terão os 32 clubes classificados separados em dois blocos. O melhor colocado do Bloco I pegará o pior colocado do Bloco II e assim sucessivamente. Serão jogos de ida e volta.

Bloco I: os 16 clubes de melhor campanha, dentre os 17 primeiros colocados de cada grupo, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 01 a 16;

Bloco II: o clube de pior campanha entre os 17 primeiros classificados, mais os 15 melhores segundos colocados dos 17 grupos, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 17 a 32.

Nas fases seguintes, sempre em mata-mata com jogos de ida e volta, o clube com melhor campanha na somatória das fases anteriores terá vantagem de decidir em casa. Em caso de empate de pontos nos confrontos entre a Segunda Fase e a final, os critérios de desempate serão: maior saldo de gols, maior número de gols fora de casa e pênaltis. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C.