Ceará - A Série D do Campeonato Brasileiro confirmou a sua terceira substituição de clubes antes mesmo do início da edição 2017. Depois de Guaratinguetá e Rondoniense pularem fora da última divisão nacional, agora, foi a vez do Uniclinic. A vaga aberta pelo vice-campeão do Campeonato Cearense acabou com o Guarany, 4º colocado no Estadual do ano passado, uma vez que o Guarani - 3º colocado - já está garantido na competição.
A entrada do Guarany na Série D aumenta a lista de clubes rebaixados nos Estaduais desta temporada. Se em 2016 o Cacique foi bem no Cearense, desta vez o clube amargou a vice-lanterna e caiu para a Série B ao lado do Itapipoca. Em nove partidas, o Guarany venceu só uma vez, empatou três e perdeu cinco.
Outros rebaixados...
Pior só os representantes paulistas. Osasco Audax e São Bernardo foram rebaixados no Paulistão e tentarão vida nova na Série D. O Estado de São Paulo já havia tido uma mudança em seus clubes. O Ituano ficou com a vaga do Guaratinguetá. Enquanto isso, o Real Ariquemes irá substituir o Rondoniense.
O Guarany está no Grupo A5 ao lado de Potiguar, Maranhão e Ríver, adversário de estreia no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina.