Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 20 de maio de 2017 às 10:26

Série D do Brasileirão começará domingo e terá quatro campeões estaduais

Edição 2017 ainda contará com campeões das Séries B, C e até mesmo da própria divisão

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A festa do futebol nacional estará completa neste domingo com a estreia da edição 2017 da Série D do Campeonato Brasileiro. A tabela, o regulamento e o simulador de jogos, aliás, já estão disponíveis no Sr. Goool. O último escalão nacional contará com quatro campeões estaduais, sendo dois de primeira viagem.

O Novo Hamburgo foi aquele que chamou a maior atenção. Também pudera! O campeão gaúcho deu sua primeira volta olímpica aos 106 anos de história. Sem falar que o Anilado passou pelo Grêmio na semifinal e derrotou o Internacional na decisão. A estreia do Nóia será contra o São Bernardo, às 16 horas, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. O Grupo A16 também conta com Inter de Lages e Foz do Iguaçu.

O Altos, por sua vez, precisou esperar apenas quatro anos para gritar "é campeão". O Jacaré abocanhou o título do Estadual Piauiense ao superar o Parnahyba. Agora, o foco é o Grupo A4. A estreia acontecerá, também às 16 horas, diante do Tocantins EC no Estádio Castanheirão, em Miracema do Tocantins. Cordino e Santos completam o grupo.

Os outros dois campeões estaduais são do Norte. O São Raimundo derrotou o Baré nos pênaltis e garantiu o bicampeonato roraimense. O Mundão começará sua caminhada na Série D contra o Rio Branco na Arena da Floresta, às 18 horas, pelo Grupo A3 que também tem Genus e São Francisco. Já o Atlético Acreano estreará ante o Trem no Estádio Zerão, em Macapá, na segunda-feira, às 20h30. O Grupo A1 ainda tem Princesa do Solimões e Real Ariquemes.

 Novo Hamburgo fez história no Gauchão e, agora, quer repetir a dose na Série D do Brasileirão!Adílson Germann / Novo HamburgoNovo Hamburgo fez história no Gauchão e, agora, quer repetir a dose na Série D do Brasileirão!
Antigos campeões...
A Série D também contará com clubes que já foram campeões nas Séries B e C do Brasileirão, além da própria divisão. São os casos de São Raimundo e Guarany. O clube paraense ganhou a Série D 2009 e os cearenses comemoraram a edição seguinte. Entre os campeões da Série B há também o primeiro vencedor do segundo escalão nacional. O Villa Nova faturou o título em cima do Remo em 1971. Já a Portuguesa levou a edição 2011 dos pontos corridos e chegou até a receber o apelido de "BarceLusa".

No lugar mais alto do pódio da Série C há dois paulistas. O Ituano faturou o terceiro degrau do Brasileirão em 2003. O Galo de Itu venceu um Quadrangular com Santo André, Botafogo-PB e Campinense. A conquista do XV de Piracicaba, por sua vez, foi em 1995 contra o Volta Redonda.

Se a Série D não terá campeões da Série A, ao menos contará com clubes que já passaram pela divisão e durante os pontos corridos. Rebaixado no ano passado na Série C, o América de Natal esteve na elite nacional em 2007. A Portuguesa, por sua vez, esteve pela última vez na Série A em 2013 e, assim como o Mecão, debutará na Série D.

Regulamento:
A Série D 2017 contará com 68 clubes distribuídos em 17 grupos com quatro times cada. Os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos. Os líderes dos 17 grupos, além dos 15 melhores 2ºs colocados avançarão de fase.

Os confrontos da Segunda Fase terão os 32 clubes classificados separados em dois blocos. O melhor colocado do Bloco I pegará o pior colocado do Bloco II e assim sucessivamente. Serão jogos de ida e volta.

Bloco I: os 16 clubes de melhor campanha, dentre os 17 primeiros colocados de cada grupo, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 01 a 16;

Bloco II: o clube de pior campanha entre os 17 primeiros classificados, mais os 15 melhores segundos colocados dos 17 grupos, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 17 a 32.

Nas fases seguintes, sempre em mata-mata com jogos de ida e volta, o clube com melhor campanha na somatória das fases anteriores terá vantagem de decidir em casa. Em caso de empate de pontos nos confrontos entre a Segunda Fase e a final, os critérios de desempate serão: maior saldo de gols, maior número de gols fora de casa e pênaltis. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C.