Rio de Janeiro - A Portuguesa-RJ, entre 68 clubes, ostenta a melhor campanha da Série D do Campeonato Brasileiro. A classificação geral será utilizada na divisão apenas nas quartas de final, mas é sempre interessante analisar os dados sem as barreiras dos grupos. Classificada, a Portuguesa soma os mesmos 13 pontos do Rio Branco, também garantido na Segunda Fase, mas leva vantagem no saldo de gols.
Enquanto o clube do Rio de Janeiro ostenta saldo de sete tentos, o Estrelão acumula cinco. Invicta, a dupla tem quatro vitórias e apenas um empate. Aproveitamento de 86,7%. O Corinthians, como comparação, lidera a Série A com aproveitamento de 83,3%. América de Natal e Operário, também com os passaportes carimbados, aparecem logo abaixo na classificação geral.Rebaixado na Série C passada, o Mecão leva vantagem sobre os paranaenses por causa do saldo de gols (7 a 4). Com 12 pontos, a dupla tem quatro triunfos e uma derrota. Aproveitamento de 80%. Apenas esses quatro clubes já garantiram classificação. A última rodada será disputada no domingo. Os líderes dos 17 grupos e os 15 melhores 2ºs colocados avançarão de fase.
Dentro e fora!Pela classificação geral, o trio acima roubaria as vagas de Atlético Pernambucano, Comercial e Inter de Lages. Pernambucanos, sul-mato-grossenses e catarinenses, antes da 6ª rodada, ocupam a zona de classificação dos seus grupos, mas no geral vão além do Top 32. O Comercial, com sete pontos, está na 33ª colocação, um degrau acima do Inter de Lages. O Atlético Pernambucano, por sua vez, ocupa o 35º lugar com os mesmos sete pontos dos rivais.
Dos 68 participantes da Série D 2017, sete ainda não venceram. A pior situação é do Osasco Audax, derrotado em todos os cinco jogos. O clube paulista marcou só dois gols e levou sete. Real Ariquemes e Sete de Setembro, ao menos, têm um empate cada. Já Baré, Potiguar e São Raimundo empataram duas vezes, uma a menos do que o Sinop. A Série D já acabou para esses clubes, assim como para Coruripe, Itabaiana, Sergipe e PSTC Procopense.