Tocantins - A Série D do Campeonato Brasileiro conheceu, no último domingo, os confrontos da Segunda Fase. E como de costume há certas curiosidades por causa do regulamento. Se a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escapou de definir um dos classificados por sorteio, viu o Gurupi somar menos pontos do que o Princesa do Solimões, mas ainda assim ter a vantagem de decidir em casa.
O clube tocantinense terminou a Primeira Fase na liderança do Grupo A2 com 11 pontos. Foram três vitórias, dois empates e uma derrota. O Gurupi passou ao lado do São Raimundo, primeiro campeão da Série D. O clube paraense somou dez pontos, três a mais do que o Fast Clube e sete a mas do que o lanterna Baré - ambos eliminados.Na próxima fase, o Gurupi vai desafiar o Princesa do Solimões que avançou na vice-liderança do Grupo A1. Ainda assim, os amazonenses acumularam 12 pontos, um a mais do que o rival nortista. O Princesa do Solimões obteve quatro vitórias e duas derrotas. No grupo, o clube do Amazonas só ficou atrás do líder Atlético Acreano (13).
O regulamento da Série D prevê a classificação dos 17 líderes e dos 15 melhores segundos colocados. Os 16 líderes com as melhores campanhas têm a vantagem de decidir em casa. Diante disso, o Gurupi leva a melhor sobre o Princesa do Solimões mesmo sem ter feito campanha superior a do rival. E as curiosidades da Série D não acabam por ai.Líder x líder!
O Villa Nova foi o pior líder e, por isso, entrou no Bloco II ao lado dos vices. Diante da campanha de apenas nove pontos, os mineiros farão um confronto de líderes contra o Operário que somou 12 pontos. No grupo do Villa Nova, aliás, está um dos dois vices que foram eliminados. A Desportiva Ferroviária anotou oito pontos e não conseguiu a classificação, assim como o Inter de Lages no Grupo A16.
Como a Segunda Fase ainda é regionalizada, quis o destino que Boavista e Espírito Santo voltassem a se enfrentar nesta nova etapa. Os rivais estavam no mesmo Grupo A14 e empataram os dois jogos sem gols. Agora, Boavista e Espírito Santo brigarão por uma vaga nas oitavas de final. O clube do Rio de Janeiro terminou na liderança com 11 pontos, dois a mais do que os capixabas.
No geral, a melhor campanha foi do América de Natal que anotou 15 pontos de 18 possíveis. Foram cinco triunfos e uma derrota. Aproveitamento de 83,3%. O Mecão, rebaixado na Série C passada, vai encarar o Comercial. Entre os classificados, contudo, só a Portuguesa segue invicta. O clube da Cidade Maravilhosa tem quatro vitórias e dois empates. A Lusa terá pela frente a Aparecidense.
Interessante notar ainda na classificação geral que os classificados Espírito Santo (33º), Sousa (34º), São Francisco (35º), Operário (36º) e Campinense (37º) ficaram foram do Top 32. O quinteto "perdeu" as vagas na classificação geral para os eliminados Luziânia (24º), Ríver (27º), XV de Piracicaba (28º), Trem (29º) e Anápolis (32º).