Bahia - A Juazeirense estava longe de ser favorita ao acesso na Série D do Campeonato Brasileiro. Fundado apenas em 2006, o Cancão do Sertão disputa a divisão apenas pela terceira vez sem jamais ter subido para a Série C. Para complicar um pouco mais, o clube do interior chegou às quartas de final com a pior campanha entre os classificados e foi obrigado a enfrentar o América de Natal, favorito ao acesso e dono do melhor desempenho da divisão. Mas o futebol gosta de aprontar e, após a surpreendente vitória, por 3 a 0, a Juazeirense está perto não só do acesso, mas também de encerrar longo tabu dos baianos.
A Juazeirense poderá colocar a Bahia no terceiro escalão nacional após dez anos. Em 2008, a Série C ainda era a última divisão nacional e contava com inúmeros clubes. Os baianos, naquela oportunidade, foram representados por Vitória da Conquista, Itabuna e Atlético de Alagoinhas. Entre os chamados grandes do estado, o Bahia esteve na Série C pela última vez em 2007 e o Vitória em 2006.
Em 11 partidas pela Série D, a Juazeirense acumula quatro vitórias (três em casa e uma fora), seis empates (dois como mandante e quatro como visitante) e apenas uma derrota ao lado da torcida, além de 20 gols a favor e 12 contra. Aproveitamento de 54,5%. Classificada na liderança do Grupo A7, a Juazeirense pegou uma rota baiana antes de encarar o Mecão. O Cancão eliminou a Jacobina na Segunda Fase e o Fluminense de Feira nas oitavas de final.O acesso será definido no domingo, 13 de agosto, às 16 horas, na Arena das Dunas, em Natal. Com a vitória, por 3 a 0, a Juazeirense poderá perder por até dois gols de diferença. Se fizer um na casa do rival poderá perder até por três tentos de diferença que estará na Série C.