Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 16 de agosto de 2017 às 10:03

Norte e Nordeste dão o troco em Sul e Sudeste e ficam com três acessos na Série D

Nortistas e nordestinos acumulam 17 acessos e quatro títulos, a mesma marca obtida pela dupla Sudeste e Sul

da Redação -

Bahia - Aqui se faz... Norte e Nordeste, na atual temporada, deram o troco no Sul e Sudeste e pegaram três das quatro vagas do acesso na Série D do Campeonato Brasileiro. A resposta veio três anos após Sul e Sudeste subirem três clubes. A Série C, aliás, é a grande responsável por essa divisão nas regiões. Desde 2012 o terceiro escalão nacional conta com dois grupos regionalizados. O Centro-Oeste serve com coringa nesta disputa.

Tudo ainda vai depender dos rebaixados na Série C 2017 e se a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá manter o atual formato para 2018. Mas por enquanto, o potiguar Globo, a baiana Juazeirense e o acreano Atlético estariam confirmados no Grupo A, enquanto o paranaense Operário ficaria no Grupo B.

 Atlético Acreano garantiu o acesso na Série D que teve domínio dos nortistas e nordestinos!Atlético Acreano / DivulgaçãoAtlético Acreano garantiu o acesso na Série D que teve domínio dos nortistas e nordestinos!
Há três anos, Sul e Sudeste comemoraram os acessos de Tombense, Brasil e Londrina, enquanto o Nordeste viu apenas o Confiança garantir vaga na Série C. Em todos os outros anos, contudo, houve equilíbrio, levando em conta o fato do Centro-Oeste ter um pé em cada grupo na Série C. Em 2012 e 2013, por exemplo, a região contava com representantes nos dois grupos. Já nas últimas quatro temporadas, o Centro-Oeste esteve ao lado de Norte e Nordeste.

Sem considerar os clubes da parte central do país, nortistas e nordestinos acumulam 17 acessos e quatro títulos, a mesma marca obtida pela dupla Sudeste e Sul. Os dois últimos acessos que faltam são de Cuiabá, em 2011, e CRAC, em 2012.

Divisão!
Ao todo 20 estados já conquistaram o acesso na Série D desde sua criação em 2009. As ausências são do Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima. O estado de São Paulo, por sua vez, segue na liderança com quatro acessos, um a mais do que Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Pará, Santa Catarina, Pernambuco, Maranhão e, agora, Paraná, por outro lado, somam dois acessos cada. Já Ceará, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Paraíba, Sergipe, Piauí, Alagoas, Bahia e Acre têm um acesso cada.

Confira todos os clubes que já conquistaram o acesso na Série D:

2009

São Raimundo-PA, Macaé-RJ, Alecrim-RN e Chapecoense-SC

2010

Guarany-CE, Madureira-RJ, Araguaína-TO e Joinville-SC

2011

Tupi-MG, Santa Cruz-PE, Oeste-SP e Cuiabá-MT

2012

Sampaio Corrêa-MA, CRAC-GO, Mogi Mirim-SP e Baraúnas-RN

2013

Botafogo-PB, Juventude-RS, Tupi-MG e Salgueiro-PE

2014

Tombense-MG, Brasil-RS, Londrina-PR e Confiança-SE

2015

Botafogo-SP, Ríver-PI, Ypiranga-RS e Remo-PA

2016

Volta Redonda-RJ, CSA-AL, São Bento-SP e Moto Club-MA

2017

Globo-RN, Juazeirense-BA, Atlético Acreano-AC e Operário-PR