Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 29 de agosto de 2017 às 16:11

Série D repetirá final entre nordestinos e sulistas, mas aumentará diversidade entre estados

Operário e Globo, após o acesso à Série C, brigarão pelo inédito título da última divisão nacional

da Redação -

Paraná - A Série D do Campeonato Brasileiro, pela segunda vez na história, será decidida entre representantes do Sul e do Nordeste. A edição 2017, porém, colocará mais dois estados na lista de finalistas. O Operário fez história para o Paraná, enquanto o Globo garantiu o ineditismo para o Rio Grande do Norte. Além da dupla, Atlético Acreano e Juazeirense também conquistaram o acesso à Série C de 2018.

 Operário fará a final contra o Globo e poderá dar o primeiro título da Série D ao Sul e ao Paraná!José Tramontin / OperárioOperário fará a final contra o Globo e poderá dar o primeiro título da Série D ao Sul e ao Paraná!
Em nove edições de Série D, apenas Sul e Centro-Oeste não foram campeões da divisão. Os sulistas chegaram duas vezes na final. Na última, em 2014, o Brasil perdeu o título nos pênaltis para o Tombense. Um ano antes, houve o confronto entre nordestinos e sulistas. Melhor para o paraibano Botafogo que superou o Juventude.

A melhor campanha de um paranaense na última divisão nacional tinha sido há três anos, quando o Londrina ficou em 3º lugar. Agora, o Operário poderá dar a tão sonhada conquista aos sulistas e paranaenses. Enquanto isso, o Nordeste acumula sete finais e três títulos com Guarany (2010), Sampaio Corrêa (2012) e Botafogo (2013).

O Rio Grande do Norte, porém, jamais havia chegado à final. E olha que o estado contabiliza os acessos de Alecrim, em 2009, e Baraúnas, em 2012. O Globo eliminou a Juazeirense para marcar presença na decisão. O acesso, porém, foi obtido ante a URT. A Águia, até aqui, acumula dez vitórias (sete em casa e três fora) e quatro derrotas como visitante, além de 20 gols a favor e dez tomados. Aproveitamento de 71,4%.

Já o Operário subiu contra o Maranhão e garantiu vaga na decisão diante do Atlético Acreano. O Fantasma tem dez triunfos (sete em casa e três fora), um empate como visitante e tês derrotas longe da torcida. Assim como o Globo, o Operário também apresenta desempenho de 100% em seus domínios. O clube paranaense ostenta 18 gols a favor e sete contra. Aproveitamento geral de 73,8%.

Por ter melhor campanha, o Operário poderá decidir o título em casa. O primeiro duelo da final será no Estádio Manoel Barreto, em Ceará-Mirim, no próximo final de semana. A volta acontecerá uma semana depois no Germano Kruger, em Ponta Grossa.

Confira todas as finais da Série D do Brasileirão:

*Campeões





2009São Raimundo-PA*xMacaé-RJ
2010Guarany-CE*xMadureira-RJ
2011Tupi-MG*xSanta Cruz-PE
2012Sampaio Corrêa-MA*xCRAC-GO
2013Botafogo-PB*xJuventude-RS
2014Tombense-MG*xBrasil-RS
2015Botafogo-SP*xRíver-PI
2016Volta Redonda-RJ*xCSA-AL
2017Operário-PRxGlobo-RN