Rio Grande do Norte - Globo e Operário, após o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, começarão a decidir o título da Série D neste domingo, às 17 horas, no Estádio Manoel Barreto, em Ceará-Mirim. E se depender do retrospecto em casa, o clube potiguar tem tudo para sair na frente dos paranaenses. O Globo, além de ostentar aproveitamento de 100% como mandante, não perde ao lado da torcida na divisão nacional desde 2015, segundo levantamento do Sr. Goool.
Na atual temporada, a Águia bicou todos que ousaram sonhar com a vitória. Guarani-CE (2 a 0), América-PE (1 a 0) e Parnahyba-PI (2 a 0) foram demolidos ainda na Primeira Fase. Os piauienses, aliás, sentiram a força do Barretão também na Segunda Fase (2 a 0). O Guarany-CE (3 a 1) caiu nas oitavas de final, enquanto a URT-MG (1 a 0) foi a vítima do acesso. Até mesmo os algozes baianos não fizeram frente do Globo.O representante do Rio Grande do Norte reverteu a vantagem da Juazeirense e, com 2 a 0, chegou à final. Os baianos não trazem boas lembranças ao Globo por serem os únicos a terem derrotado o rival em seus domínios. Em 23 de agosto de 2015, o Colo Colo-BA bateu o Globo, por 2 a 1, no Barretão. Essa é a última derrota dos potiguares em casa pela Série D.
Presente ininterruptamente no último escalão nacional desde 2014, o Globo só tem outro tropeço como mandante. A Jacuipense-BA derrotou os nordestinos, por 3 a 1, e os eliminou nas oitavas de final há três anos. Em quatro edições na Série D, o Globo ostenta 13 vitórias em casa, cinco empates e apenas duas derrotas. Além dos sete triunfos em 2017, foram outros três em 2014, dois em 2015 e um em 2016.
Em nove edições de Série D, apenas Sul e Centro-Oeste não foram campeões da divisão. Os sulistas chegaram duas vezes na final. Na última, em 2014, o Brasil perdeu o título nos pênaltis para o Tombense. Um ano antes, houve o confronto entre nordestinos e sulistas. Melhor para o paraibano Botafogo que superou o gaúcho Juventude. A melhor campanha de um paranaense na última divisão nacional tinha sido há três anos, quando o Londrina ficou em 3º lugar.
A campanha geral da Águia é de dez vitórias (sete em casa e três fora) e quatro derrotas como visitante, além de 20 gols a favor e dez tomados. Aproveitamento de 71,4%. Já o Operário tem dez triunfos (sete em casa e três fora), um empate como visitante e três derrotas longe da torcida. O clube paranaense ostenta 18 gols a favor e sete contra. Aproveitamento geral de 73,8%.