Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 16 de dezembro de 2018 às 20:25

Copa do Brasil não contará com nove clubes das três principais divisões do Brasileirão

Quatro clubes da Série B e cinco da Série C estarão fora do torneio nacional

da Redação -

São Paulo - Botafogo-SP, Bragantino, Operário, São Bento, Treze, Atlético Acreano, Confiança, Globo e Volta Redonda serão os clubes, entre os 60 das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, que não disputarão a próxima edição da Copa do Brasil. A elite nacional, aliás, terá todos os seus representantes no torneio nacional.

O problema estará nas Séries B e C. Botafogo, Bragantino e Operário conquistaram o acesso à Série B, mas não jogarão a Copa BR. O São Bento é outro clube do segundo escalão nacional fora do torneio de mata-mata. Vice-campeão da Série D, o Treze será mais um fora da Copa do Brasil em 2019.

Já Atlético Acreano, Confiança, Globo e Volta Redonda se mantiveram na Série C e completarão a lista de ausências na competição que dá vaga à Libertadores. São quatro clubes da Série B e cinco da Série C. O Sr. Goool, na última quarta-feira, liberou a pesquisa de dados de todas as edições da Copa do Brasil no século XXI - tabelas, estatísticas e curiosidades a um clique de distância.

 Botafogo está entre os clubes das principais divisões do Brasileirão que não jogarão a Copa do Brasil 2019!Raul Ramos / BotafogoBotafogo está entre os clubes das principais divisões do Brasileirão que não jogarão a Copa do Brasil 2019!
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Minas Gerais, por sua vez, assumiu a vice-liderança com sete conquistas, assim como o Rio Grande do Sul. Já o Rio de Janeiro aparece com cinco. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, o Cruzeiro garantiu a liderança isolada ao chegar a seis títulos, um a mais do que o Grêmio. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.

Regulamento:
A Copa do Brasil 2019 será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Primeira Fase contará com 80 clubes e será definida em partida única. Em caso de empate, o melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes avançará. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

Todas as outras fases, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Não haverá "gol qualificado".

Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do G6 do Brasileirão (Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético Mineiro), o campeão da Sul-americana) Athletico Paranaense, o campeão da Copa do Brasil (Cruzeiro), o campeão da Copa do Nordeste (Sampaio Corrêa), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Fortaleza).

O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.