Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 02 de janeiro de 2019 às 16:08

Copa do Brasil terá clubes sem divisão no Brasileirão durante a temporada 2019

Clubes do Rio de Janeiro, Mato Grosso e São Paulo não disputarão nem mesmo a Série D

da Redação -

São Paulo - Americano, Mixto e Votuporanguense são os únicos clubes da Copa do Brasil que não disputarão as Séries A, B, C ou D do Campeonato Brasileiro em 2019, segundo levantamento do Sr. Goool. O Americano garantiu vaga no torneio de mata-mata através do título da Copa Rio. O Mosqueteiro será o mandante ante o Londrina, clube da Série B.

A vaga do Mixto também foi obtida nas copas regionais. O Alvinegro faturou o título da Copa FMF. O desafio dos mato-grossenses será ainda maior, contra o CSA, que acabou de subir para a Série A. Já o Votuporanguense foi campeão da Copa Paulista. O desafio do CAV será diante do Ypiranga, da Série C.

O regulamento da maioria destas Copas dá o direito ao campeão de escolher vagas na Copa do Brasil ou Série D. Isso explica o motivo para o trio até disputar o segundo torneio mais importante do país, mas estar fora da última divisão nacional. Os três clubes serão mandantes na Primeira Fase da Copa do Brasil.

 Votuporanguense, campeão da Copa Paulista, preferiu jogar a Copa do Brasil à Série D do Brasileirão!Votuporanguense / DivulgaçãoVotuporanguense, campeão da Copa Paulista, preferiu jogar a Copa do Brasil à Série D do Brasileirão!
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Minas Gerais, por sua vez, assumiu a vice-liderança com sete conquistas, assim como o Rio Grande do Sul. Já o Rio de Janeiro aparece com cinco. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, o Cruzeiro garantiu a liderança isolada ao chegar a seis títulos, um a mais do que o Grêmio. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.

Regulamento:
A Copa do Brasil 2019 será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Primeira Fase contará com 80 clubes e será definida em partida única. Em caso de empate, o melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes avançará. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

Todas as outras fases, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Não haverá "gol qualificado".

Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do G6 do Brasileirão (Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético Mineiro), o campeão da Sul-americana) Athletico Paranaense, o campeão da Copa do Brasil (Cruzeiro), o campeão da Copa do Nordeste (Sampaio Corrêa), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Fortaleza).

O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.