Ceará - A Copa do Brasil abriu a edição 2019 com 15 jogos neste meio de semana, mas os mandantes não foram muito bem. Apenas quatro donos da casa garantiram a vitória e conseguiram avançar à Segunda Fase. Em alguns casos, a zebra passeou pelos gramados. O torneio nacional é vendido como o mais democrático do país, mas poucos torcedores de animaram a ir para os estádios. A média de público foi modesta.
A maior surpresa da primeira semana da Copa do Brasil foi a eliminação do CSA, de volta à Série A do Brasileirão. O clube alagoano foi derrotado pelo Mixto, por 1 a 0, na Arena Pantanal, em Cuiabá, sob os olhares de 1.544 pagantes. Este foi o sétimo pior público registrado. A menor marca fora das quatro linhas teve seu mandante com o passaporte carimbado.O Atlético Cearense, antigo Uniclinic, eliminou o Joinville com o triunfo, por 2 a 0, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Apenas 153 testemunhas acompanharam o duelo. Poucos torcedores (282) também viram a classificação do Santa Cruz ante o Tupi (1 a 0) na Arena das Dunas, em Natal. O outro mandante que se deu bem foi o Foz do Iguaçu perante o Boa Esporte (1 a 0).
O Santos participou do jogo com o maior número de bolas no fundo da rede. O Peixe goleou o Altos, por 7 a 1, em Teresina. A partida registrou público de 4.007 pagantes. Os outros duelos da Primeira Fase serão realizados entre terça e quinta-feira da próxima semana.