Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 17 de fevereiro de 2019 às 19:45

Copa do Brasil terá clubes das Séries A, B, C e D do Brasileirão na Segunda Fase

Série B será maioria e torneio nacional contará até com clube sem divisão

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Segunda Fase da Copa do Brasil terá representantes das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Dos 40 clubes que seguem na briga pelo título, apenas um não terá divisão nacional. Trata-se do mato-grossense Mixto que eliminou o CSA. O Alvinegro, aliás, enfrentará outro rival do Brasileirão na Segunda Fase.

A Chapecoense é um dos dez clubes da Série A que estará na Segunda Fase da Copa do Brasil. Entre os outros nove, Vasco, Corinthians, Fluminense e Santos já foram campeões do segundo torneio mais importante do país. O Brasileirão tem a mesma quantidade de clubes do que a Série D. A última divisão será representada por dez clubes.

De todos estes participantes da Série D, apenas o América de Natal não foi mandante na Primeira Fase. O Mecão eliminou o Sobradinho com empate sem gols. Das quatro divisões nacional, a recordista será a Série B. São 11 clubes da divisão. O Cuiabá, que subiu da Série C, passou pelo Ypiranga-AP e, agora, pegará o Botafogo-RJ.

Se a Série B será a recordista, a Série C será a divisão com o menor número de clubes entre os quatro escalões. Apenas oito. Destaque para o clássico pernambucano entre Santa Cruz e Náutico. A Segunda Fase da Copa do Brasil começará a ser jogada a partir desta terça-feira.

 Mixto, sem divisão nacional, pegará outro clube da Série A do Brasileirão na Copa do Brasil!Fablicio Rodrigues / FMFMixto, sem divisão nacional, pegará outro clube da Série A do Brasileirão na Copa do Brasil!
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Minas Gerais, por sua vez, assumiu a vice-liderança com sete conquistas, assim como o Rio Grande do Sul. Já o Rio de Janeiro aparece com cinco. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, o Cruzeiro garantiu a liderança isolada ao chegar a seis títulos, um a mais do que o Grêmio. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.

Regulamento:
A Copa do Brasil 2019 será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. Todas as outras fases, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Não haverá "gol qualificado".

Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do G6 do Brasileirão (Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético Mineiro), o campeão da Sul-americana) Athletico Paranaense, o campeão da Copa do Brasil (Cruzeiro), o campeão da Copa do Nordeste (Sampaio Corrêa), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Fortaleza).

O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.

Confira os clubes da Segunda Fase da Copa do Brasil separados por divisão:

Série A (10)

Vasco, Corinthians, Goiás, Ceará, Botafogo, Bahia, Fluminense, Chapecoense, Avaí e Santos;

Série B (11)

Londrina, Paraná, Figueirense, Criciúma, Oeste, CRB, Atlético Goianiense, Vila Nova, Cuiabá, América Mineiro e Brasil;

Série C (8)

Luverdense, Santa Cruz, Náutico, Botafogo, Tombense, Juventude, Ypiranga e ABC;

Série D (10)

Serra, Avenida, Atlético Cearense, Bragantino, Aparecidense, Foz do Iguaçu, URT, Santa Cruz, Moto Club e América de Natal.