Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 08 de março de 2019 às 11:09

Definidos os mandos de campo da Terceira Fase da Copa do Brasil que terá dois duelos do Brasileirão

Atual etapa do torneio nacional terá, ao todo, nove clubes da Série A

da Redação -

São Paulo - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, em sorteio realizado nesta sexta-feira, os mandos de campo da Terceira Fase da Copa do Brasil. A partir desta etapa, os confrontos passam a ser de ida e volta. Entre os dez jogos, dois terão embates entre clubes da Série A do Brasileirão. A elite nacional, aliás, contará com nove representantes. Os jogos acontecerão em 13 de março, 3 de abril e 10 de abril. Os clubes à esquerda jogarão a primeira em casa.




Botafogo-RJxJuventude-RS
Luverdense-MTxFluminense-RJ
Vasco-RJxAvaí-SC
Ceará-CExCorinthians-SP
Atlético Goianiense-GOxSantos-SP
Vila Nova-GOxBragantino-PA ou Aparecidense-GO ou Ponte Preta-SP
ABC-RNxSanta Cruz-PE
CRB-ALxBahia-BA
Chapecoense-SCxCriciúma-SC
Botafogo-PBxLondrina-PR

No duelo de alvinegros, o Corinthians, que despachou o Avenida, pegará o Ceará, algoz do Foz do Iguaçu, podendo fazer o jogo de volta em Itaquera. Já o Vasco, que ganhou do Serra, abrirá em casa e terá pela frente o Avaí, que eliminou o Brasil. Outras cinco partidas terão clubes da elite nacional. O Botafogo, por exemplo, reeditará a final de 1999 contra o Juventude. Os gaúchos decidirão ao lado da torcida. A Chapecoense fará um duelo catarinense ante o Criciúma, que jogará a volta no Heriberto Hülse.

O Fluminense, enquanto isso, terá pela frente o Luverdense. A volta será no Rio de Janeiro. Já o Santos, mandante na volata, enfrentará o Atlético Goianiense. O desafiante do Bahia, que decidirá a vaga em casa, será o também nordestino CRB. Outro confronto do Nordeste acontecerá entre Santa Cruz, dono da casa na volta, e ABC, dois clubes da Série C. O duelo entre clubes das Séries B e C terá o paraibano Botafogo de um lado e o Londrina de outro. A volta será no Paraná.

Há, porém, um jogo indefinido. O Vila Nova, mandante na ida e garantido na Terceira Fase, espera por Bragantino, Aparecidense ou Ponte Preta. O clube paraense está na Segunda Fase e aguarda a definição de goianos e paulistas. A Aparecidense venceu a Ponte Preta na Primeira Fase, mas o jogo foi anulado por suspeita de interferência externa. A CBF ainda remarcará uma nova data. O vencedor deste duelo pegará o Bragantino e quem passar enfrentará o Vila.

 Avaí, de volta ao Brasileirão, enfrentará o Vasco na Terceira Fase da Copa do Brasil!Frederico Tadeu / AvaíAvaí, de volta ao Brasileirão, enfrentará o Vasco na Terceira Fase da Copa do Brasil!
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Minas Gerais, por sua vez, assumiu a vice-liderança com sete conquistas, assim como o Rio Grande do Sul. Já o Rio de Janeiro aparece com cinco. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, o Cruzeiro garantiu a liderança isolada ao chegar a seis títulos, um a mais do que o Grêmio. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.

Regulamento:
A Copa do Brasil 2019 será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A partir da Terceira Fase serão jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Não haverá "gol qualificado".

Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do G6 do Brasileirão (Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético Mineiro), o campeão da Sul-americana) Athletico Paranaense, o campeão da Copa do Brasil (Cruzeiro), o campeão da Copa do Nordeste (Sampaio Corrêa), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Fortaleza).

O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.