Bahia - O Nordeste terá a maioria dos clubes na Terceira Fase da Copa do Brasil. Serão seis representantes da região. Sem falar que haverá dois confrontos diretos. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou, nesta sexta-feira, os mandos de campo, uma vez que nesta etapa os jogos passarão a ser de ida e volta. As partidas acontecerão em 13 de março, 3 de abril e 10 de abril.
O Santa Cruz decidirá em casa a vaga contra o ABC. Este duelo será de integrantes da Série C. O Bahia, por sua vez, jogará a Série A e terá a força da sua torcida na volta contra o CRB, integrante da Série B. Os outros dois nordestinos jogarão em casa a primeira. O Ceará medirá forças ante o Corinthians, enquanto o paraibano Botafogo pegará o Londrina.O Sudeste também poderá chegar a seis clubes, mas o caminho é mais longo. A Ponte Preta irá refazer o jogo contra a Aparecidense. Na primeira vez, os goianos venceram, mas o duelo foi anulado por suspeita de interferência externa. O vencedor deste confronto pegará o paraense Bragantino na Segunda Fase. E só então, o classificado terá pela frente o Vila Nova.
O Centro-Oeste, por sua vez, contabiliza três clubes, mas poderá chegar a quatro. A Aparecidense, aliás, se passar pelos seus desafiantes, fará uma partida regional contra o Vila Nova. Os outros clubes da região são Luverdense, adversário do Fluminense, e Atlético Goianiense, rival do Santos. Das cinco regiões, apenas o Norte, até aqui, não tem clubes na Terceira Fase. Os nortistas torcem pelo Bragantino, garantido na Segunda Fase e à espera de Aparecidense ou Ponte Preta.
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Minas Gerais, por sua vez, assumiu a vice-liderança com sete conquistas, assim como o Rio Grande do Sul. Já o Rio de Janeiro aparece com cinco. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Regulamento:
A Copa do Brasil 2019 será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A partir da Terceira Fase serão jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Não haverá "gol qualificado".
Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do G6 do Brasileirão (Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético Mineiro), o campeão da Sul-americana) Athletico Paranaense, o campeão da Copa do Brasil (Cruzeiro), o campeão da Copa do Nordeste (Sampaio Corrêa), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Fortaleza).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.