Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 09 de março de 2019 às 09:42

Na marca da cal... Copa do Brasil 2019 bate recorde de pênaltis na Segunda Fase

Atual formato entrou em vigor em 2017 e nunca tinha acontecido tantas disputas por penalidades máximas

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Londrina e Paraná abriram a Segunda Fase da Copa do Brasil e o Tubarão só avançou após as penalidades máximas. Ali, já dava a impressão de que não seria simples chegar ao próximo estágio do torneio nacional. Tanto é verdade que oito dos 19 jogos - um ainda irá acontecer - só foram definidos nos pênaltis. Em nenhuma outra oportunidade do atual formato houve tantas decisões na marca da cal, segundo levantamento do Sr. Goool.

A Segunda Fase é disputada em partida única. Em caso de empate, a decisão acontece nos pênaltis. O clássico pernambucano também acabou na marca da cal com a vitória do Santa Cruz ante o Náutico. O Criciúma passou da mesma forma pelo Oeste. Este jogo, aliás, teve o resultado mais alto das penalidades máximas (7 a 6), assim como o triunfo do paraibano Botafogo ante o Tombense.

 Londrina foi o primeiro clube classificado à Terceira Fase da Copa do Brasil e nos pênaltis!Gustavo Oliveira / LondrinaLondrina foi o primeiro clube classificado à Terceira Fase da Copa do Brasil e nos pênaltis!
Já o CRB eliminou o Goiás com um "simples" 3 a 2. O Ceará foi outro que precisou dos pênaltis ante o Foz do Iguaçu. O Vila Nova, que ainda aguarda seu adversário por conta do imbróglio envolvendo o duelo entre Aparecidense e Ponte Preta, passou pela URT nos pênaltis. A última classificação nas penalidades máximas foi do ABC contra o Moto Club.

O recorde, até aqui, tinha sido em 2017, a primeira temporada com o atual formato. Naquela oportunidade, foram sete disputas por pênaltis na Segunda Fase. Em 2018, enquanto isso, apenas cinco clubes precisaram das penalidades máximas para chegar até a Terceira Fase.

Regulamento:
A Copa do Brasil 2019 será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A partir da Terceira Fase serão jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Não haverá "gol qualificado".

Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do G6 do Brasileirão (Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético Mineiro), o campeão da Sul-americana) Athletico Paranaense, o campeão da Copa do Brasil (Cruzeiro), o campeão da Copa do Nordeste (Sampaio Corrêa), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Fortaleza).

O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.