Minas Gerais - O atual bicampeão Cruzeiro enfrentará o Internacional, algoz do Palmeiras, nas semifinais da Copa do Brasil. Do outro lado da chave, o Grêmio, recordista em semis, pegará o Athletico Paranaense, que despachou o Flamengo. Esta será apenas a terceira vez que paulistas e cariocas não estarão entre os quatro primeiros colocados do torneio nacional, segundo levantamento do Sr. Goool.
Este é um dado significativo ainda mais pelo lado dos clubes de São Paulo. Os paulistas são os recordistas de títulos na Copa BR (9), além de ostentarem nove vices e mais 12 eliminações nas semis. São 27 participações na última etapa antes da decisão. Os cariocas, enquanto isso, dominam as semifinais com 30 presenças, sendo cinco troféus, oito vices e 17 eliminações.As edições de 1991 e 2016 foram as primeiras sem clubes de São Paulo e Rio de Janeiro. Há 28 anos, o catarinense Criciúma foi campeão em cima do gaúcho Grêmio. O paraense Remo e o paranaense Coritiba ficaram pelo meio do caminho. Já em 2016, Cruzeiro e Internacional caíram nas semifinais, enquanto o Grêmio deu a volta olímpica diante do Atlético Mineiro.
Na próxima segunda-feira, às 15 horas, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá sortear os mandos de campos dos duelos entre Grêmio e Athletico, além de Cruzeiro e Internacional. Os confrontos serão realizados em 7 e 14 de agosto.
Campeões!Em relação aos clubes, o Cruzeiro garantiu a liderança isolada ao chegar a seis títulos, um a mais do que o Grêmio. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.