Rio Grande do Sul - O Internacional precisará reverter a vantagem do Athletico Paranaense se quiser acabar com o jejum e voltar a conquistar a Copa do Brasil. O Colorado foi derrotado, por 1 a 0, nesta quarta-feira, na Arena da Baixada em Curitiba. Esta é a terceira vez que os gaúchos disputam a final do torneio nacional, a terceira em que o representante de Porto Alegre abre a final longe da torcida, a terceira que sai derrotado de campo na ida e a terceira que poderá disputar o último jogo em seu campo.
Na primeira decisão, em 1992, o Internacional foi derrotado pelo Fluminense, por 2 a 1, no Rio de Janeiro, mas pôde dar a volta olímpica por causa do 1 a 0 em Porto Alegre. Naquela oportunidade havia o critério do gol marcado fora de casa. Na segunda final, porém, o Inter não conseguiu fazer valer o mando de campo.
O Internacional vai para a final com cinco vitórias (três em casa e duas fora) e duas derrotas como visitante, além de nove gols anotados e três tentos sofridos. Aproveitamento de 71,4%. Antes do Athletico Paranaense, o clube gaúcho eliminou o Paysandu nas oitavas de final, o Palmeiras nas quartas de final e o Cruzeiro nas semifinais.
A final será na próxima quarta-feira, às 21h30, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.