O Athletico Paranaense é o 16º campeão diferente do torneio de mata-mata. Com o troféu, os paranaenses embolsaram R$ 52 milhões, enquanto o vice-campeão ficou com R$ 21 milhões. Sem falar que o Athletico ainda garantiu vaga na Libertadores de 2020 e também na recém-criada Supercopa do Brasil, desafio entre os campeões da Copa do Brasil e do Brasileirão que acontecerá no início do próximo ano.
O mais novo título obtido pelo clube de Curitiba encerra jejum de 18 anos sem festejar nacionalmente. O Athletico ostenta a volta olímpica do Brasileirão de 2001 e o vice da Copa do Brasil de 2013. Sem falar que o Furacão é o primeiro representante do Paraná a faturar o segundo torneio mais importante do país. Os paranaenses, até então, tinham três vices.A caminhada do Athletico, nesta Copa do Brasil, começou ante o Fortaleza nas oitavas de final, passou pelo Flamengo nas quartas e pelo Grêmio nas semifinais até chegar ao Internacional na final. São quatro vitórias (três em casa e uma fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e uma derrota longe da torcida, além de oito gols a favor e cinco tentos tomados. Aproveitamento de 62,5%.
Campeões!Em relação aos clubes, o Cruzeiro garantiu a liderança isolada ao chegar a seis títulos, um a mais do que o Grêmio. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.