logo

Copa do Mundo 2018

Notícias

Em 30 de agosto de 2022 às 00:33

É de um russo o recorde de gols em uma única partida na Copa do Mundo; E foi nos Estados Unidos

Coube a um jogador pouco badalado ter seu nome cravado na história dos goleadores das Copas do Mundo.

da Redação -

São Paulo - Pelé, Maradona, Gerd Muller, Cristiano Ronaldo, Messi, Johan Cruijff, Ronaldo, Romário, Neymar... São alguns nomes históricos que disputaram a Copa do Mundo. Porém, coube a um jogador pouco badalado ter seu nome cravado na história dos goleadores nas Copas do Mundo. É o #SrGooolNaCopa!

É do atacante russo Oleg Salenko o recorde de gols marcados em uma única partida de Copa do Mundo. O feito aconteceu na Copa do Mundo de 1994, em 28 de junho daquele ano, quando a Rússia venceu Camarões por 6 a 1 na primeira fase e o atacante marcou cinco gols na partida.

Rússia e Camarões estavam no mesmo grupo que o Brasil no Mundial de 1994, além da Suécia. A partida aconteceu no Stanford Stadium, nos Estados Unidos e foi válido pela última rodada da primeira fase. Os dois times já estavam eliminados.

 Salenko foi artilheiro da Copa de 1994 e depois não rendeu o esperadoDivulgaçãoSalenko foi artilheiro da Copa de 1994 e depois não rendeu o esperado
Salenko bateu o recorde do uruguaio Schiaffino que na Copa de 50 marcou quatro gols no jogo na vitória contra a Bolívia por 8 a 0. Salenko além dos cinco gols ainda deu a assistência para Radchenko fazer o último gol da partida.

Ele também marcou na partida contra a Suécia na derrota por 3 a 1 na estreia da Rússia na Copa e assim terminou a competição como artilheiro ao lado do búlgaro Hristo Stoichkov.

Atual campeã França e seleções sem tradição formam o Grupo D na Copa do Mundo

França disputará no Qatar sua 16ª edição de Copa do Mundo

Leia a notícia completa
ANTES E PÓS RECORDE

Salenko pintou com uma grande revelação do futebol. No Mundial sub-20 de 1989, na Arábia Saudita, fez cinco gols em quatro partidas e foi o artilheiro da competição.

Após a Copa de 1994, ele, porém, acabou não se destacando no futebol mundial.

Com 34 anos em 1994, após a Copa dos Estados Unidos nunca mais foi convocado para a Rússia e deu adeus a seleção. Foi contratado pelo Valência, da Espanha, mas não rendeu o esperado. Ainda teve chances no Rangers, Istanbulspor, Córdoba, mas também não rendeu.

Ele se aposentou em 2001, atuando pelo Pogoń Szczecin, da Polônia.