logo

Copa do Mundo 2018

Notícias

Em 10 de dezembro de 2020 às 00:00

Todas as estatísticas e curiosidades de Paolo Rossi em Copas do Mundo

Algoz do Brasil em 1982, ele marcou nove gols em duas edições do Mundial da FIFA

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Duas semanas após a morte de Diego Armando Maradona, o mundo da bola ficou sem outro campeão mundial. Paolo Rossi morreu, nesta quarta-feira, aos 64 anos, vítima de câncer no pulmão, segundo a Gazzetta dello Sport. Ele deixa a esposa Federica Cappelletti e os três filhos Sofia Elena, Maria Vittoria e Alessandro. O italiano sai de cena, mas seu nome sempre estará marcado na história da Copa do Mundo.

Ao lado de Vieri e Roberto Baggio, Paolo Rossi é o maior artilheiro da Seleção Italiana em Mundiais da FIFA com nove gols. Todos feitos em apenas duas edições. O primeiro foi em 2 de junho de 1978 na vitória da Itália, por 2 a 1, sobre a França pela 1ª rodada. Paolo Rossi balançou as redes aos 29 minutos do 1º tempo.

Ainda na Copa da Argentina, o ex-atacante deixou sua marca no triunfo contra a Hungria, por 2 a 1, aos 34 minutos do 1º tempo, e na vitória, por 1 a 0, sobre a Áustria, aos 14 minutos do 1º tempo. A glória, porém, foi conquistada em 1982, na Espanha.

 Paolo Rossi fez nove gols, não tomou cartões e foi campeão da Copa do Mundo!FIGC / DivulgaçãoPaolo Rossi fez nove gols, não tomou cartões e foi campeão da Copa do Mundo!
Na Itália...
Natural de Prato, na Itália, Paolo Rossi foi campeão mundial e festejou seis gols. Três deles contra o Brasil na chamada Tragédia de Sarriá. Paolo Rossi garantiu a classificação da Itália nos 3 a 2 com gols aos 5 e aos 25 do 1º tempo, além do tento aos 74 minutos do 2º tempo.

Gols, cartões... Sr. Goool traz os números de Maradona em Copas do Mundo

No título de 1986, no México, o eterno camisa 10 fez cinco gols e tomou um cartão amarelo

Leia a notícia completa
Ele ainda marcaria os dois gols no triunfo sobre a Polônia, por 2 a 0, na semifinal, aos 22 minutos do 1º tempo e aos 73 minutos do 2º tempo, além do tento, aos 57 minutos do 2º tempo, na final contra a Alemanha Ocidental (3 a 1).

Paolo Rossi não tomou sequer um cartão em Copas do Mundo. Ele começou a carreira na Juventus e ainda passou por Vicenza, Perugia, Milan e Hellas Verona. O ex-atacante foi campeão duas vezes da Lega Serie A, uma da Copa da Itália, uma UEFA Champions League, uma da Recopa Europeia e uma da Supercopa da UEFA - todos pela Velha Senhora -, além de ter conquistado o acesso e o título da Série B do Italiano - pelo Vicenza.

Em 1980, ele foi acusado de envolvimento de manipulação de resultados e, ao lado de 26 jogadores, foi suspenso por três anos. A pena, depois, caiu para dois anos e ele a cumpriu um mês antes da Copa do Mundo de 1982, em que seria protagonista.