logo

Copa do Mundo 2018

Notícias

Em 22 de maio de 2018 às 16:38 - Atualizado em 22 de maio de 2018 às 17:45

Artilheiros tímidos! Copa do Mundo 2018 tentará encerrar jejum de quase 50 anos

Mundial de 1970 foi o último em que um jogador chegou a colocar dez bolas nas redes adversárias

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Copa do Mundo 2018 começará em 14 de junho com uma missão a mais para os goleadores. Há 48 anos, o Mundial da FIFA não tem um artilheiro com dez ou mais gols. E olha que o número de jogos aumentou de 1970 para cá. O campeão do torneio na Rússia realizará sete partidas - uma a mais do que no México -, sendo três na Primeira Fase e outros quatro ao longo do mata-mata. Em 20 edições, a Copa do Mundo registrou apenas três jogadores com uma dezena de gols no mesmo ano.

Na Copa do México, Gerd Müller deixou sua marca em dez oportunidades, mas a Alemanha teve que se contentar com o 3º lugar ao superar o Uruguai. Os alemães haviam sido eliminados nas semifinais pela Itália que ficaria com o vice ao ser derrotada pelo Brasil. Desde então, porém, nenhum outro jogador ousou a chegar perto dos dez gols.

De lá para cá, a melhor marca foi de Ronaldo. O Fenômeno contribuiu com oito tentos na campanha do penta em 2002. O último artilheiro da Copa do Mundo foi James Rodríguez. O colombiano meteu seis bolas no fundo do barbante no Mundial de 2014. Mas antes da dupla sul-americana e de Gerd Müller, outros dois jogadores fizeram história.

Maior de todos!
É verdade que Eusébio, de Portugal, bateu na trave, em 1966, com seus nove gols na Inglaterra, mas o recorde seria visto na Suécia. Em 1958, o francês Just Fontaine festejou em 13 oportunidades. Aquela edição teve a Seleção Brasileira no lugar mais alto do pódio, enquanto a França acabou em 3º lugar. O primeiro jogador a chegar aos dez gols, no entanto, foi o húngaro Sandor Kocsis, responsável por 11 tentos em 1954, na Suíça.

 Maior incentivo que estas duas aí na foto não há para os artilheiros que estarão na Copa do Mundo 2018!FIFA / DivulgaçãoMaior incentivo que estas duas aí na foto não há para os artilheiros que estarão na Copa do Mundo 2018!

Lega Serie A garante aumento de público e a melhor média de torcedores dos últimos anos

Campeonato Italiano registrou média de 24.782 torcedores e público total acima de nove milhões

Leia a notícia completa
O primeiro artilheiro da história das Copas, enquanto isso, foi o argentino Guillermo Stabile. Em 1930, ele guardou oito gols. Os hermanos seriam vice-campeões ao caírem ante o anfitrião Uruguai. Em 1962, a artilharia não só foi dividida como também houve o pior desempenho dos goleadores. Vavá, Garrincha, Valentin Ivanov, Florian Albert, Leonel Sanchez e Drazen Jerkovic foram para as redes quatro vezes cada.

Além de 1962, as edições de 1994 e 2010 também tiveram artilharia dividia. Na eterna rivalidade entre sul-americanos e europeus, larga vantagem para a Europa que teve 19 artilheiros. A América do Sul conta com apenas dez. Nas últimas duas Copas, porém, os sul-americanos marcaram presença.

O Sr. Goool, nos próximos dias, lançará um hotsite especial sobre a história das Copas do Mundo. Todas estas curiosidades e outras inúmeras estatísticas estarão à disposição dos torcedores internautas. São dados dos Mundiais, das seleções, dos jogadores, técnicos e arbitragem. Aguarde!