Notícias
Messi ou Mbappé poderá entrar para seleta galeria de artilheiros campeões em Copas
Argentino e francês são os maiores goleadores do Mundial do Qatar com cinco gols cada
São Paulo - Muitos tentaram, mas poucos conseguiram. Lionel Messi e Kylian Mbappé tentarão entrar para a seleta lista de artilheiros e campeões da Copa do Mundo. Os dois são os maiores goleadores do Qatar com cinco gols cada e estarão na final entre Argentina e França no próximo domingo, às 12 horas (horário de Brasília), no Lusail.
França espanta a zebra marroquina e disputará sua 4ª final, a 2ª contra sul-americanos
Seleção Francesa ainda se tornou a 5ª campeã a decidir o título duas vezes seguidas
Leia a notícia completaEm 1962, no bicampeonato, Vavá e Garrincha estiveram entre os artilheiros da Copa ao marcarem quatro gols. O Brasil, aliás, voltaria a repetir a dose com Ronaldo Fenômeno, em 2002. O camisa 9 anotou oito gols na oportunidade.
A última vez que a Copa teve um artilheiro campeão, porém, foi em 2010, na África do Sul. A Espanha não só conseguiu seu inédito título, como ainda viu David Villa entre os artilheiros daquela edição com cinco gols. Além desta trupe, há também Paolo Rossi, campeão pela Itália e artilheiro em 1982 com seis gols.
Messi!
Em sua possível última Copa do Mundo, Messi se tornou o maior artilheiro da Argentina no torneio. Ele chegou a 11 gols em Copas, superando Maradona e Guillermo Stabile, ambos com oito gols, e o então recordista Batistuta com dez tentos. Messi fez um gol em 2006, quatro em 2014, um em 2018 e cinco em 2022.
Entre os 11 gols marcados em Copas, Messi tem três de pênaltis, todos feitos no Qatar. Sem falar que são seis gols no 1º tempo e cinco no 2º tempo. Na Copa de 2022, Messi marcou na derrota para a Arábia Saudita por 2 a 1, na vitória sobre o México por 2 a 0, no triunfo em cima da Austrália por 2 a 1, na classificação diante da Holanda e na vitória ante a Croácia por 3 a 0.
Mbappé, enquanto isso, é o segundo maior artilheiro da França em Copas do Mundo com nove gols. Ele fica atrás apenas de Just Fontaine, dono de 13 bolas nas redes. Mbappé anotou quatro gols em 2018 e cinco em 2022. Ao contrário de Messi, Mbappé ainda disputará mais algumas Copas. Dois dias depois da final, ele completará apenas 24 anos.