São Paulo - No futebol, a superstição, para os apaixonados pelo esporte, vale muito. E em início de temporada não custa nada se apegar a detalhes para ter um ano vitorioso. A CONMEBOL Sul-americana começará nesta terça-feira e os brasileiros têm motivos para acreditar no título. O Brasil acumula quatro conquistas no torneio, todos em anos pares.
O Internacional foi o primeiro campeão do Brasil a faturar a Sul-americana em 2008. Na atual temporada, porém, o Colorado jogará a Libertadores. O mesmo acontecerá com o São Paulo, campeão da Sula em 2012. Em 2016, foi a vez da Chapecoense ganhar a Sul-americana. Rebaixada no Campeonato Brasileiro da Série A, a Chape está fora dos torneios da CONMEBOL. Por fim, o Athletico Paranaense faturou a Sul-americana em 2018. O Furacão jogará a Liberta em 2020.Dos seis brasileiros na Sul-americana deste ano, porém, nenhum foi campeão. O Fluminense será o primeiro a estar em campo nesta terça-feira ante o Unión La Calera, do Chile. O Vasco, na quarta-feira, também será mandante contra o Oriente Petrolero, da Bolívia. Já o Atlético Mineiro irá para a Argentina na quinta encarar o Unión. Na outra semana, o Goiás visitará o Sol de América no Paraguai. O Bahia receberá o paraguaio Nacional. E o estreante Fortaleza pegará o Independiente em Avellaneda.
Em 31 edições, torneio nacional registra cinco títulos de clubes de fora da capital e dois vices
Leia a notícia completaRegulamento:
A CONMEBOL Sul-americana 2020 terá 54 clubes, sendo que dez terão vagas após eliminação na Libertadores. Na Primeira Fase, 44 clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta no formato de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate e, se necessário, a vaga será definida nos pênaltis.
A Segunda Fase terá os 22 clubes classificados na Primeira Fase, além de dez clubes da Libertadores - os dois com as melhores campanhas na Terceira Fase e os oito 3ºs colocados na Fase de Grupos. Esta fase também será eliminatória em jogos de ida e volta. Gol fora de casa será considerado critério de desempate e, se necessário, a vaga será definida nos pênaltis.
Com o mesmo formato de ida e volta serão jogadas as oitavas, quartas, semis e final. A final novamente poderá ter confrontos entre clubes do mesmo país. Não haverá mais a obrigatoriedade de, na semifinal, rivais do mesmo país se enfrentarem. O chaveamento será definido por sorteio.
A final será em partida única e campo neutro. Em caso de empate, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão entrará diretamente na Fase de Grupos da Libertadores e ainda terá vagas na Recopa Sul-Americana e na Copa Suruga.