São Paulo - O Al Ain conseguiu uma proeza que poucos alcançaram no Mundial de Clubes. O representante do Emirados Árabes Unidos eliminou o River Plate, campeão da Libertadores, nos pênaltis, e decidirá o título ao lado da torcida. Segundo levantamento do Sr. Goool, apenas outros quatro anfitriões chegaram à final do torneio realizado pela FIFA e só um foi campeão.
A façanha do Al Ain fica ainda maior por ser a primeira vez que o clube disputa o Mundial. Como anfitrião, o Al Ain entrou no chamado Playoff das quartas de final. O Team Wellington, da Nova Zelândia, até abriu 3 a 0, mas os donos da casa arrancaram o empate no tempo normal, seguraram o 0 a 0 na prorrogação e venceram nas penalidades máximas por 4 a 3. Na fase seguinte, o Esperance, da Tunísia, foi a vítima ao apanhar de 3 a 0. Já o River Plate caiu na semifinal após empates, por 2 a 2, nos 90 minutos, e 0 a 0 na prorrogação. Nos pênaltis, derrota por 5 a 4.
Pela primeira vez um clube dos Emirados Árabes Unidos irá decidir o torneio da FIFA
Leia a notícia completaA primeira vez do anfitrião em final, porém, ocorreu em 2000, na edição de abertura do torneio organizado pela FIFA. Em solo brasileiro, Corinthians e Vasco decidiram o troféu no Maracanã. O Timão se sagrou campeão e, até hoje, é o único anfitrião com título no principal torneio de clubes.
Confira os anfitriões que estiveram na final do Mundial de Clubes:
*anfitriões
**campeões
2000
Corinthians*** 0 (4) x (3) 0 Vasco*
2013
Bayern de Munique 2 x 0 Raja*
2016
Real Madrid 2 (2) x (0) 2 Kashima Antlers*