Rondônia - Os Campeonatos Estaduais proporcionam "causos" e mais "causos" no mundo da bola. O Campeonato Rondoniense 2015 terá início apenas neste domingo, mas já acumula clube desistente e jogo adiado. Apesar dos obstáculos pelo caminho, o Sr. Goool acompanhará o Estadual de Rondônia com classificação interativa, tabela, ranking de público e renda, além de simulador. Todas as ferramentas já estão disponíveis para os torcedores internautas.
O primeiro problema enfrentado pelo Campeonato Rondoniense foi a desistência do União Cacoalense. O clube anunciou, apenas em 11 de março, que não disputaria a competição. O motivo? Falta de estádio. Os estádios Aglair Tonelli e Vila Olímpica não tinham laudos e foram vetados pela Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER).Desta forma, a 1ª divisão do futebol de Rondônia terá apenas cinco clubes - Ariquemes, Genus, Guajará, Ji-Paraná e o atual campeão Vilhena. O segundo problema enfrentado pelo Estadual Rondoniense foi com o Guajará, de volta à elite após dez anos. O clube deveria estrear, neste domingo, às 17 horas (horário de Brasília), contra o Genus no Estádio Municipal João Saldanha, em Guajará-Mirim.
Mas nos últimos dias, as fortes chuvas castigaram o município e alagaram - literalmente - o estádio da partida. O campo ficou submerso como é possível ver na galeria de fotos. A FFER, por meio de nota oficial, informou que "o jogo será remarcado em outra data ainda a ser confirmada pelo Departamento de Competições. O outro jogo da rodada permanece inalterado".
Este outro jogo é o confronto entre Ji-Paraná e Ariquemes no domingo, às 17 horas, no Estádio Cassolão, em Rolim de Moura. Esta é a única partida que será disputada na abertura do Campeonato Rondoniense. O atual campeão Vilhena, que pegaria o União Cacoalense, folgará na rodada.Regulamento:
Na atual temporada, o Guarani está no topo do ranking de pagantes, mas segue fora da zona do acesso
Leia a notícia completaO 2º turno, com jogos de volta, terá o mesmo regulamento. Se um mesmo clube vencer os dois turnos, será declarado campeão estadual. Caso contrário, haverá mais dois jogos para definir o vencedor de 2015. Não haverá rebaixamento.
O campeão do 1º turno terá vaga na Série D do Brasileirão de 2015. O campeão do 2º turno ficará com a vaga na Copa Verde de 2016. Já o campeão estadual ainda terá a vaga da Copa do Brasil de 2016.