São Paulo - A história mostra que ter o artilheiro é um bom negócio na Série D do Campeonato Brasileiro. Criada em 2009, a competição premiou os clubes dos artilheiros com dois títulos e outros três acessos. Logo no primeiro ano, a Série D contemplou o São Raimundo com acesso, título e artilharia. Michel com dez gols foi o primeiro jogador a terminar na liderança da artilharia.
Em 2009, ASA e Icasa venceram a artilharia e ainda conquistaram o acesso à Série B
Leia a notícia completaO Tupi sagrou-se campeão da Série D, mas quebrou a sequência de artilheiros ao não garantir o feito. Cuiabá e Oeste, por outro lado, não decepcionaram. A dupla fez os artilheiros e conseguiu subiu para a Série C. Fernando (Cuiabá) e Marcinho (Oeste) anotaram 11 gols cada.
Nino Guerreiro, por sua vez, contribuiu e muito com o acesso do CRAC na temporada passada. Só ele anotou 13 gols. O clube goiano não ficou com o título, mas subiu de divisão. A volta olímpica foi dada pelo Sampaio Corrêa.
Na Edição 2013 da Série D, Dorielson (Aracruz-ES), Lourival (Gurupi-TO), Raiff (Parnahyba-PI) e Ademilson (Tupi-MG) dividem a liderança da artilharia com três gols cada.
Confira os campeões e os artilheiros da Série D do Brasileirão:
2009
Campeão: São Raimundo
Artilheiro: Michel (São Raimundo)
2010
Campeão: Guarany
Artilheiro: Danilo Pitbull (Guarany)
2011
Campeão: Tupi
Artilheiro: Fernando (Cuiabá) e Marcinho (Oeste)
2012
Campeão: Sampaio Corrêa
Artilheiro: Nino Guerreiro (CRAC)