Paraná - Athletico Paranaense e Internacional decidirão o título da Copa do Brasil 2019. O Furacão eliminou o Grêmios nos pênaltis, enquanto o Colorado passou pelo Cruzeiro. Esta será a segunda vez que dois clubes sulistas brigarão pelo troféu do torneio nacional, segundo levantamento do Sr. Goool. Paranaenses e gaúchos encerraram jejum de 28 anos.
A primeira vez em que dois clubes do Sul disputaram o título da Copa do Brasil foi em 1991, quando o Criciúma se sagrou campeão ante o Grêmio. O Athletico Paranaense brigará pela volta olímpica pela segunda vez. Em 2013, caiu ante o Flamengo. O Inter, por sua vez, foi campeão em 1992, contra o Fluminense, mas amargou o vice diante do Corinthians em 2009.
Campanhas!
A caminhada do Athletico, nesta Copa do Brasil, começou ante o Fortaleza nas oitavas de final, passou pelo Flamengo nas quartas e chegou ao Grêmio nas semifinais. São duas vitórias em casa, três empates (um como mandante e dois como visitante) e uma derrota longe da torcida, além de cinco gols a favor e quatro tentos tomados. Aproveitamento modesto de 50%.
Ao todo, sete campeões de turno da Série A chegaram aos 40 pontos desde 2006
Leia a notícia completaEm relação aos clubes, o Cruzeiro garantiu a liderança isolada ao chegar a seis títulos, um a mais do que o Grêmio. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.