Minas Gerais - Atlético e Cruzeiro são os maiores campeões do Campeonato Mineiro, mas nem sempre a dupla da capital consegue chegar à final. Prova disso é a semifinal da atual temporada que terá Galo x Raposa. O Cruzeiro, atual campeão, foi vice-líder da Primeira Fase com 24 pontos, enquanto o Atlético terminou em 3º lugar com 22 pontos. A outra semifinal terá a líder Caldense diante do Tombense.
Sport e Santa Cruz carimbaram o passaporte, enquanto o Náutico ficou pelo caminho
Leia a notícia completaO cenário da temporada 2005 foi parecido, mas com outro campeão. O Cruzeiro bateu o Galo, por 1 a 0, e empatou a outra partida sem gols. Na final, a Raposa enfrentou o Ipatinga que havia eliminado o URT. Mas na decisão de dez anos atrás, o Ipatinga levou a melhor e ficou com o título estadual.
De 2001 para cá, mas sem levar em conta 2002 que não contou com os chamados grandes, o Campeonato Mineiro não teve a tradicional final Atlético x Cruzeiro em cinco oportunidades. O América foi campeão, em 2001, em cima do Atlético. Em 2005 deu Ipatinga e em 2006 deu Cruzeiro como já citado. Enquanto isso, em 2010, o Galo bateu o Ipatinga. Já a última vez ocorreu em 2012, quando o Atlético foi campeão em cima do América.