São Paulo - Boca Juniors e River Plate começarão a decidir o título da Libertadores 2018 neste sábado, às 18 horas (horário de Brasília), na La Bombonera, em Buenos Aires. Além de campanhas parecidas, os rivais argentinos também chegam com o mesmo aproveitamento de 60% em finais do torneio mais importante da América do Sul, segundo levantamento do Sr. Goool.
Mesmo não tendo a vantagem de decidir em casa a atual final, o Boca Juniors supera o rival na quantidade de decisões e conquistas. Os Xeneizes, aliás, são os recordistas de decisões. O Boca Juniors decidirá a Libertadores pela 11ª vez, deixando para trás o Peñarol (10). Ao longo das primeiras dez finais, o clube hermano obteve dois títulos a mais em relação aos vices.O Boca Juniors acumula seis voltas olímpicas (1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007) e só fica atrás do recordista Independiente, dono de sete taças. Já os vices são quatro (1963, 1979, 2004 e 2012). O clube de Buenos Aires está na seca há 11 anos e, em sua última final, bateu na trave há seis edições.
Sr. Goool só levou em conta os tentos do maior campeão da UEL durante a fase de grupos
Leia a notícia completaCampeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil está com 18, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU, River Plate-ARG e Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.