São Paulo - O Campeonato Brasileiro da Série A em 2016 foi histórico pelo inédito título do Palmeiras nos pontos corridos, pela mudança de G4 para G6, pelo primeiro rebaixamento do Internacional e pela realização de jogos às segundas-feiras. Mas ainda assim, o Brasileirão não entusiasmou os torcedores. Não por acaso, a elite nacional registrou queda significativa na média de público pagante. Segundo levantamento do Sr. Goool, a Série A foi encerrada com média de 15.188 espectadores e público total de 5.756.085 fãs. O Sr. Goool solicitou uma análise da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a queda de público, mas a entidade não quis se pronunciar.
Esta é a pior marca dos últimos três anos. Em 2015, por exemplo, a competição obteve a maior média de público desde 2009. O Brasileirão 2015 foi finalizado com média de 17.044 pagantes, enquanto o Nacional de 2014 também superou a atual edição com média de 16.555 apaixonados. A queda de público no Brasileirão, contudo, repete o que foi visto em todos os outros campeonatos do país.Estaduais, Regionais e Nacionais sofreram com a ausência dos torcedores. A falta de jogadores de renome, a crise financeira do país, a ausência dos principais estádios do Rio de Janeiro, além do comodismo do próprio espectador contribuíram para arquibancadas vazias. Outros motivos influenciaram no aumento de lugares vazios. Se a matinê dominical, em 2015, superou os 20 mil fãs (24.465), nesta edição não passou de 17.331 torcedores. E mesmo assim obteve a segunda melhor marca entre os períodos com jogos da Série A.
O melhor desempenho foi da quinta-feira, às 21 horas (17.422). Os duelos aos sábados, às 16 horas, que voltaram ao cardápio da bola, também chegaram aos 17 mil torcedores (17.143). Estes períodos superaram até mesmo o horário nobre da bola, domingo, às 16 horas, que ficou com 16.391 fanáticos.
Principal torneio dos EUA e do Canadá chegou próximo dos 22 mil pagantes
Leia a notícia completaNos pontos corridos...
A média de público do Brasileirão 2016 - 15.188 pagantes - ocupa a 6ª colocação em 14 edições dos pontos corridos. O melhor desempenho ocorreu em 2009, quando a Série A foi finalizada com média de 17.743 torcedores. Em 2007, o Brasileirão também superou a marca de 17 mil pagantes (17.461). Enquanto isso, os dois primeiros anos do formato foram os piores.
O Brasileirão de pontos corridos começou com média modesta de 10.468 espectadores e despencou para 7.556 testemunhas em 2004. Esta, aliás, é a única edição do formato com média inferior a dez mil apaixonados. Que 2017 seja muito melhor dentro e fora das quatro linhas.
Confira a média de público pagante do Brasileirão nos pontos corridos:
TEMPORADA | PAGANTES |
---|---|
2003 | 10.468 |
2004 | 7.556 |
2005 | 13.600 |
2006 | 12.300 |
2007 | 17.461 |
2008 | 16.992 |
2009 | 17.743 |
2010 | 14.839 |
2011 | 14.322 |
2012 | 12.977 |
2013 | 14.951 |
2014 | 16.555 |
2015 | 17.044 |
2016 | 15.188 |