Distrito Federal - A assistente Leila Cruz será a única profissional de arbitragem da FIFA presente nos jogos da primeira semana da Copa do Brasil. Ela recebeu o escudo branco da entidade máxima do futebol nesta temporada e trabalhará no duelo entre Americano e Londrina na quinta-feira, às 18h30, no Estádio Elcyr Resende de Mendonça, em Saquarema. A assistente terá a companhia do árbitro Sávio Sampaio e do também assistente Daniel Henrique, ambos do Distrito Federal, além do 4º árbitro Daniel de Souza Macedo, do Rio de Janeiro.
Leila Cruz se tornou a primeira mulher do Distrito Federal a receber o escudo da FIFA. Natural de Luziânia, Leila Naiara Moreira Cruz tem 30 anos e se formou em 2013. Já no ano seguinte, ela começou a apitar. A estreia foi no duelo entre Brasília e Formosa pelo Candangão. O escudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi ganho em 2015. Formada em Educação Física, Leila Cruz trabalhava em uma academia até decidir fazer o curso de arbitragem.Se na primeira semana da Copa BR Leila Cruz será a única profissional FIFA em campo, a arbitragem nacional conta com outros integrantes no quadro máximo da entidade. Neuza Inês Back, Daiane Caroline Muniz dos Santos e Tatiane Sacilotti, por exemplo, são as outras assistentes FIFA. Ainda entre as mulheres há as árbitras Edina Alves Batista, Rejane Caetano da Silva, Déborah Cecília e Thayslane de Melo Costa.
Melhor campanha, nos critérios de desempate, é do Esmeraldino que venceu todos os seus cinco jogos
Leia a notícia completaOs assistentes nacionais, enquanto isso, são Alessandro Rocha, Bruno Boschilia, Marcelo Carvalho Van Gasse, Emerson de Carvalho, Guilherme Dias Camilo, Rodrigo Figueiredo, Kléber Lúcio Gil, Bruno Pires, Danilo Ricardo Simon Manis e Fabrício Vilarinho da Silva.