Alagoas - União e força! O CSA carrega estas palavras em seu escudo e tem seguido à risca dentro de campo. Vice-campeão na Série D do Campeonato Brasileiro de 2016 e campeão da Série C de 2017, o Azulão, a cada rodada que passa, se aproxima também do acesso na Série B. O triunfo ante o Figueirense, por 2 a 1, em pleno Orlando Scarpelli, em Florianópolis, deixou os alagoanos a um ponto da liderança. O CSA ainda poderá aumentar a presença nordestina na Série A de pontos corridos.
De 2003 para cá, apenas quatro dos nove estados do Nordeste foram representados na elite nacional. Alagoas, no entanto, jamais chegou próximo do acesso, assim como Sergipe, Maranhão, Paraíba e Piauí. Em 16 anos de pontos corridos, só Bahia, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte colocaram clubes na Série A.O Vitória é o clube da região com mais participações neste período (10). O Sport aparece com nove presenças, ante sete do Bahia. O Náutico, por sua vez, jogou cinco vezes o Brasileirão, contra três dos rivais Fortaleza e Ceará. Ainda teve Santa Cruz (2) e América de Natal (1).
Lanterna tem quase o triplo de tropeços em relação aos triunfos na edição 2018
Leia a notícia completaVindo de duas vitórias seguidas, o CSA voltará a campo nesta terça-feira, às 19 horas, para receber o Vila Nova no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pela 27ª rodada da Série B. Como mandante, o clube alagoano tem a segunda melhor campanha com 27 pontos em 13 rodadas. Aproveitamento de 69,2%.
Confira a quantidade de participações dos nordestinos no Brasileirão de pontos corridos:
Vitória-BA (10)
Sport-PE (9)
Bahia-BA (7)
Náutico-PE (5)
Fortaleza-CE (3)
Ceará-CE (3)
Santa Cruz-PE (2)
América de Natal-RN (1)