Rio de Janeiro - Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco não podem ser rebaixados no Campeonato Carioca. E isso acontece há tempos. O regulamento não permite! Os dois clubes que descerão de divisão, aliás, ganharam uma chance extra na próxima edição. A temporada 2020, aliás, começará neste domingo, 22 de dezembro de 2019. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos já estão no Sr. Goool.
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), mais uma vez, desrespeita o calendário oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os Estaduais deveriam começar em 22 de janeiro. O Cariocão terá início um mês antes sem os grandes e com seis clubes. Estes "sortudos" tentarão se livrar da queda e buscar duas vagas na fase principal.Todos os jogos da 1ª rodada acontecerão às 15 horas. O Nova Iguaçu receberá o Friburguense, enquanto o América pegará o Macaé e a Portuguesa será mandante contra o Americano. Os clubes que não avançarem à fase principal, terão uma quadrangular contra o rebaixamento. Um se salvará e três ainda farão um triangular. Só assim para decidir as duas quedas. Chance e mais chance de seguir no Estadual.
Outros dois, enquanto isso, terão que jogar as fases que antecedem a de grupos
Leia a notícia completaNa fase principal, os 12 clubes serão divididos em dois grupos com seis times cada. Esta fase terá a Taça Guanabara (1º turno) e a Taça Rio (2º turno). A Taça Guanabara terá jogos em turno único entre os clubes do Grupo A ante os rivais do Grupo B. Os dois melhores colocados de cada grupo disputarão as semifinais em confrontos entre o 1º do Grupo A e o 2º do Grupo B, além do 1º do B contra o 2º do A. Os líderes dos Grupos A e B terão a vantagem de jogar em casa e do empate na partida única. Na final, também em jogo único, haverá sorteio do mando de campo e, em caso de empate, haverá pênaltis.
Na Taça Rio, os confrontos serão dentro dos próprios grupos. O restante do regulamento será o mesmo da Taça Guanabara.
Os campeões da Taça Guanabara e da Taça Rio se enfrentarão em jogos de ida e volta pelo título do Cariocão. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
"A associação campeã de turno melhor classificada no somatório de pontos obtidos nos 2 (dois) turnos (TG e TR), aplicados os critérios de desempate do artigo 6º, quando couber, terá direito a escolha do mando de campo da primeira ou da segunda partida da final".
Se um mesmo clube vencer os dois turnos, mas um outro clube tiver somado mais pontos do que o campeão, haverá uma final entre estes dois participantes. Neste caso, se houve empate após os dois jogos, o campeão dos dois turnos irá faturar o título do Cariocão.
Agora, se um mesmo clube vencer os dois turnos e nenhum outro integrante superar o campeão em pontos, o vencedor dos turnos levará o troféu.